10 de julho de 2018

Grupo teatral baiano leva Shakespeare ao Parque Ceci Cunha nesta quinta (12)

IMG_1471

Apresentação teatral será aberta a todo o público arapiraquense (Foto: Zélia Uchôa)

“Medida por Medida” é uma das 38 peças escritas pelo escritor inglês William Shakespeare, um dos maiores e mais influentes da literatura mundial.

Ela foi escrita há praticamente quatro séculos e trata de assuntos ainda bem atuais como o combate à corrupção, abuso de poder, traição, hipocrisia, sexo e justiça, tendo o fio existencial conduzindo os atos.

Tudo isso volta à tona nesta quinta-feira (12) com o espetáculo teatral “Medida por Medida”, realizado em Arapiraca pelo grupo Teatro Popular de Ilhéus.

Selecionada pelo programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2018/02019 e contando ainda com o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Arapiraca e produção local da Sue Chamusca, a montagem acontecerá nos fundos do Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, Centro de Arapiraca, às 19h. Isto é, a performance será gratuita para o povo, com classificação livre.

A novidade é que a apresentação terá os recursos de audiodescrição e intérprete de Libras, a fim de todos acompanharem de perto o enredo shakespeariano que traz o Duque de Viena saindo de cena – indo supostamente para a Polônia – e deixando seu substituto em plena autoridade, Ângelo, no comando.

O Duque se infiltra no meio do povo, disfarçado de frade, para analisar o comportamento social e, na peça, vê Ângelo resgatando uma antiga lei que condenava práticas de sexo (no caso, fornicação antes do casamento e luxúria) com pena de morte sequencial.

Assim, o “novo poderoso” condena Cláudio sob esta pena capital quando descobre que ele engravidou Julieta, sua amante. Hipocrisia pura.

E tudo ganha um novo contexto quando Ângelo se vê apaixonado por Isabela, irmã de Cláudio, que pede que ele não o condene à sentença máxima, oferecendo-lhe algo sagrado.

O que paira no ar é a pergunta que reverbera em nossos ouvidos na atualidade: a lei é, realmente, para todos?

Estreia-de-Medida-por-Medida-foto-Zélia-Uchôa-47

Temas recorrentes como hipocrisia, abuso de poder e corrupção são abordados (Foto: Zélia Uchôa)

Oficinas cênicas

Além deste primeiro momento, haverá nesta sexta-feira (13) duas oficinas gratuitas de formação cênica, com 20 vagas cada: uma para o público em geral e outra para os artistas e grupos teatrais da cidade.

Elas acontecerão na Casa da Cultura e Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, situada na Praça Luiz Pereira Lima, também no Centro.

A primeira, “Desmontagem do Espetáculo”, é para todos que quiserem participar, das 9h às 12h. Por fim, durante tarde e noite, das 13h30 às 21h, o direcionamento será para os artistas de teatro de Arapiraca com a “Da dramaturgia à cena”.

As inscrições da oficina matutina podem ser feitas na hora. Já a segunda, podem ser realizadas através deste formulário aqui.

O Teatro Popular Ilhéus nasceu em 1995 no sul da Bahia e os espetáculos do grupo sempre se apoiam em questões atuais e em pesquisas bem fundamentadas. Esta peça de Shakespeare, por exemplo, foi fruto de uma ocupação em 2014 do Teatro Castro Alves, em Salvador, em um intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, de Natal.