12 de julho de 2018

Comitê de Prevenção e Redução de Mortalidade Materno Infantil traça estratégias e apresenta índices do município

Lucas Ferreira IMG_7774

O Comitê de Prevenção e Redução da Mortalidade Infantil se reuniu, na tarde desta quarta-feira (11), com a Rede Materno Infantil Enfermeiros, médicos da atenção básica e profissionais das maternidades para traçar estratégias de prevenção aos óbitos infantis e redução das doenças de risco de transmissão vertical em Arapiraca. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).

A coordenadora de Saúde da Criança, Lousanny Caires, apresentou uma análise de indicadores dos óbitos infantis de janeiro a julho deste ano e os casos notificados de Síndrome Congênita do Zika vírus, Sífilis congênita, Hepatites B e C, Exposição a HIV e Toxoplasmose Congênita, além dos demais resultados, avanços e desafios enfrentados.

Já a coordenadora da Saúde da Mulher, Maria Luiza, apresentou a proposta da realização de um fórum com especialistas na área para discussão e fortalecimento das ações. Na oportunidade, os demais debateram os principais problemas e também as possíveis soluções relacionadas a redução das doenças de risco de transmissão vertical, que teve um aumento considerável no período analisado.

O comitê é composto por membros titulares, representantes das secretarias de Educação e Assistência Social, Poder Legislativo, universidades, maternidades, Conselhos Municipais e sociedade civil. O objetivo é acompanhar, investigar, intervir e apoiar todas as unidades de saúde e hospitais de Arapiraca, por meio de ações voltadas para se reduzir ao máximo esse número com a prevenção da mortalidade infantil e de gestantes.

 

(Fotos de Lucas Ferreira)