20 de julho de 2018

Arapiraca fortalece o desenvolvimento rural com recuperação de estradas

58203907-ee82-4aae-bb31-8037f7336722

A prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, iniciou o  programa de recuperação e manutenção de estradas vicinais, localizadas nos limites do município, usadas como principais conexões entre as áreas rurais  e centros urbanos do estado. E utilizadas, entre outras funções,  para o escoamento da safra agrícola produzida na região.

Além de beneficiar a agricultura familiar, o trabalho de recuperação das estradas visa, através da acessibilidade a essas áreas, o desenvolvimento socioeconômico da Região Metropolitana do Agreste, composta por 20 municípios alagoanos, onde Arapiraca é cidade polo de abastecimento agropecuário, comercial, industrial e de serviços. 

IMG_6780 (1)

Flávio Maurício Machado, secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, explica que, para a realização deste trabalho, a prefeitura de Arapiraca tem buscado apoio de outras prefeituras de cidades vizinhas.

“Além das áreas que pertencem ao município, pensamos em beneficiar aquelas que geralmente ficam esquecidas, localizadas em pontos de difícil compreensão de limites, mas que precisam do olhar e ação da administração pública. Para esses casos, estamos articulando com prefeitos vizinhos a parceria para a recuperação dessas estradas vicinais, possibilitando uma melhoria da trafegabilidade da população”, afirmou.   

O secretário relata que a primeira cidade a firmar parceria foi Limoeiro de Anadia, através de assinatura de “Termo de Cessão de Uso de Bens Públicos”, onde concedeu à Secretaria de Desenvolvimento Agrário máquinas destinadas à recuperação e manutenção de estradas em área rural que fazem limites entre as duas cidades, por um prazo de 90 dias,  a partir da data 17 de julho de 2018, e a título precário e gratuito. Neste caso, dois caminhões tipo caçamba – Placa ORH-9791 e OHD-2376 – e uma motoniveladora.

Dessa parceria, as ações chegam às comunidades rurais, a exemplo de Cangandu, Pé Leve, Bom Jardim, Poção e Poço de Pedra,  que fazem limites entre os municípios. “As cidades de Taquarana, Coité do Nóia, Lagoa da Canoa,  São Sebastião, Junqueiro e Igaci estão na lista de possíveis parceiros para a continuação da ação de melhoria das estradas rurais”, destacou Flávio Maurício.

WhatsApp Image 2018-07-19 at 13.32.11

O secretário ainda ressalta o importante apoio do prefeito Rogério Teófilo, na valorização das ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, sem esquecer de citar o apoio da  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e dos parlamentares  senador Benedito de Lira, o deputado federal Arthur Lira, que através de emendas parlamentares têm conseguido recursos para  o desenvolvimento rural do município.

“No mês de junho, Arapiraca recebeu um lote de máquinas e implementos agrícolas, cedidos por meio da parceria com a Codevasf. Entre eles, trator, pick-ups, pá carregadeira, motoniveladoras e caçambas. A aquisição soma ao trabalho realizado pelo município,  voltado para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva da agricultura familiar”, destacou o secretário.

(Fotos: Arquivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural)