28 de junho de 2018

Visitadores do Criança Feliz aprendem a produzir brinquedos com materiais recicláveis

Foto: Samuel Alves

Foto: Samuel Alves

Os 25 visitadores do Programa Criança Feliz participaram, no início desta semana, da 1ª oficina de confecção de brinquedos com materiais recicláveis. Os brinquedos são utilizados pelos visitadores durante as intervenções no município de Arapiraca, visando o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais.

No manual de orientação pedagógica entregue aos participantes, tem descrito o objetivo de cada brincadeira [são mais de 20], as direções sobre o desenvolvimento destas e o que observar durante a atividade. Mas os participantes não ficaram só na teoria, colocaram a mão na massa e produziram brinquedos como passa fita, caixa de música, tapete e painel sensorial, boliche, quebra cabeça, entre outros.

WhatsApp Image 2018-06-28 at 09.05.08

A brincadeira de copos e caixas para empilhar, por exemplo, é confeccionado com caixas de remédios. Simples, mas que auxiliam na coordenação motora fina, concentração, paciência e persistência, além de oportunizar trabalhar com cores e números.

“A nossa intenção é mostrar às famílias atendidas, que são carentes, que o custo para produzir esses brinquedos é quase zero”, explicou a assessora técnica do Programa Criança Feliz, Gineide Castro. “Além disso, não é qualquer brinquedo, ele tem uma intenção pedagógica por trás e garantem o desenvolvimento da criança”, completou.

Foto: Samuel Alves

Foto: Samuel Alves

O brinquedo, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. “Brincando a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades”, citou Gineide.

Como convidados, participaram quatro pessoas que trabalham com o Criança Feliz no município de Piaçabuçu.

Foto: Samuel Alves

Foto: Samuel Alves