29 de junho de 2018

Suicídio e automutilação foram temas abordados em Fórum Municipal

WhatsApp Image 2018-06-29 at 08.52.34

Nesta quinta-feira (28), o município realizou mais uma edição do Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Ficsmad), evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e que  acontece mensalmente, no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).

O objetivo do fórum é discutir a atuação e qualificação da Rede de Atenção Psicossocial e Mental de Arapiraca. A cada encontro, a coordenação da pasta escolhe um tema norteador da discussão, que é aberto a gestores, servidores municipais, usuários e à sociedade em geral. Desta vez, o mote foi “Suicídio e Automutilação”.

A escolha do tema, segundo Edna Veríssimo, enfermeira e coordenadora da Rede Municipal de Atenção Psicossocial e Mental, se deu após levantamento com os participantes do fórum. Suicídio e automutilação foi o assunto de maior relevância, em pesquisa realizada com os profissionais presentes no último encontro. Além disso,  ela comenta que a frequência de relatos que chegam à coordenação chamam a atenção da equipe.

IMG_5038

“Há a necessidade de um olhar atento para esse tema, que é considerado pela Organização Mundial de Saúde como um grave problema de saúde pública, cuja prevenção e  controle não são tarefas fáceis. Para isso, é indispensável o envolvimento dos profissionais, não somente da Saúde, mas de outras áreas, a exemplo da Educação; Assistência Social e Políticas para a Mulher; Cultura, Lazer e Juventude”, destacou Edna Veríssimo.

Programação

IMG_5030

“Existe um alto e crescente número de casos, inclusive, em nosso município. Daí, a grande importância desse espaço de discussão”, declarou Clédja Maria Rocha, psicóloga e coordenadora do Fórum. Na mesa redonda, convidou para mediar a discussão, Emylia Anna Ferreira Gomes, psicóloga, especialista em Políticas Públicas  e conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas.

Palestrantes

Ana Lúcia Alves Lima, assistente social e coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica / SMS e do Serviço de Epidemiologia Hospitalar / HEDH que apresentou o “Perfil Epidemiológico das Tentativas de Suicídio de Arapiraca – 2009-2018”.

Anderson Barros, graduando em Comunicação Social e coordenador municipal e articulador da pasta Lazer e Juventude. Ele abordou os temas “Cyberbullying” e “A  influência da mídia nas tentativas de suicídio e automutilação”.

Acácia Dantas de Farias, psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Arapiraca e da Rede Acolhe. A profissional provocou a reflexão sobre o tema do Fórum, numa  rica abordagem sobre os “Aspectos psicológicos e as principais causas do suicídio e automutilação.

WhatsApp Image 2018-06-29 at 08.34.25 (1)

(Fotos: Samuel Alves)