4 de junho de 2018

Prefeitura promove ação educativa em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco

WhatsApp Image 2018-06-04 at 10.55.56 (2)

Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado na última quinta-feira (31), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove ação educativa, nesta segunda-feira (4), no centro da cidade. Com destaque para o tema “Tabaco e Doença Cardíaca”.

A proposta do ato é utilizar o espaço público, a praça Luiz Pereira Lima, para alertar à população sobre a ligação entre tabaco e doenças cardiovasculares (DCV), visto que o seu uso é uma das principais causas de infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 7 milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo; destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo.

O slogan “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!”, adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar o tema, foi utilizado pela equipe da Promoção à Saúde, para chamar a atenção da população. Na praça, além da ação educativa, uma tenda foi organizada para realizar na população, gratuitamente, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite.

WhatsApp Image 2018-06-04 at 10.55.56

Programa

Felipe Bispo, enfermeiro e coordenador do Programa de Controle do Tabagismo, comentou que sob a ótica da promoção à saúde, o município vem articulando ações de prevenção e combate ao tabagismo. “O programa é voltado para a redução da prevalência de fumantes e as morbimortalidades relacionadas ao consumo de derivado do tabaco. Com essa finalidade, o município mantém grupos para a cessação do tabagismo”, explicou.  Atualmente, são contempladas com o programa as unidades do 3°, 4° e 5° centros de saúde e as UBS do Baixão, Arnon de Melo e Bonsucesso.

Os encontros do grupo acontecem na Casa da Cultura, todas as terças-feiras. O usuário, que é encaminhado pela unidade de saúde, participa do programa durante um ano. No primeiro mês, o encontro acontece semanalmente; no segundo e terceiro, quinzenalmente. Já no quarto mês, o chamado grupo de manutenção, a reunião é mensal.