21 de junho de 2018

Fórum debate Política Nacional de Saúde Integral e cobertura vacinal no município

Lucas Ferreira IMG_4005

Médicos atuantes na atenção primária do município estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (21), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria) para o Fórum de Debates sobre a cobertura de vacinas e a Política Nacional de Saúde Integral de Arapiraca. O encontro é idealizado pelo Plano Municipal de Educação Permanente.

Cerca de 40 profissionais da saúde discutiram sobre o pacto pela saúde, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), a dinâmica do Sistema Único de Saúde (SUS), diretrizes gerais, além de informações sobre a cobertura vacinal e protocolos de tratamento e atendimento.

O psicólogo e professor da Ufal, Jorge Luiz Riscado, expôs os trabalhos realizados dentro do estado de Alagoas sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e quesito raça/cor: mortalidade de mulheres negras por gestação, parto e puerpério. “Nós estamos pedindo esses espaços para a gente possa com essas reações minimizar o impacto que o racismo tem na área da saúde. É importante debater os casos de violência contra a mulher negra e de uma forma generalizada junto à população negra”, diz o psicólogo.

De acordo com Celso Marcos da Silva, coordenador Médico da Atenção Básica, a Educação Permanente é indispensável na Saúde. “A Educação Permanente é uma estratégia fundamental, pois educando, treinando, capacitando, tanto você oferece um atendimento de qualidade com seu profissional, como também diminui custos com prescrições de medicamentos desnecessários”, ressalta o coordenados. “Normalmente oferecemos um fórum por mês para os profissionais. Hoje, aproveitamos para falar sobre temas que estão em evidência no momento”, acrescenta.

No dia 25 de junho acontece a Educação Permanente dos Assistentes Sociais, às 8 horas, no auditório do Cria. Já no dia 26 de junho, às 14 horas, será para os Enfermeiros da Atenção Básica, também no auditório do Cria.