26 de junho de 2018

Comunidade escolar participa de eleição para diretores e vices da rede pública municipal

Acontece durante esta terça-feira (26) a eleição para diretor e vice das escolas da rede pública municipal de Arapiraca. Pais, alunos, funcionários efetivos e permutados com mais de um ano na instituição educacional saem de casa com uma missão a mais: escolher quem responderá pela escola nos próximos dois anos. O processo é democrático e respeita a comunidade escolar.

Para se candidatar, basta ser funcionário efetivo e exercer qualquer função na escola. Para votar, também precisa ser efetivo. Já os alunos têm que ter 12 anos ou mais e os pais [ou os avós responsáveis] têm direito a um voto por família, mesmo que possuam mais de um filho estudando na escola.

Foto: Samuel Alves

Eleições acontecem até às 17h. (Foto: Samuel Alves)

Na escola Jaime de Altavila, no bairro Baixão, a votação, que está aberta desde às 8h, tem cerca de 800 cadastrados. Para ser válida, é necessário que 35% desse pessoal compareça. A chapa lá é única. A professora do 1º ao 5º ano, Valdicléia Alves, que trabalha na escola há quatro anos, forma chapa a Emmanuele Aline como candidata a vice-diretora.

Reativar o laboratório de informática, implantar aula de reforço e investir na formação continuada dos professores são algumas das propostas apresentadas foram algumas propostas apresentadas por Valdicléia durante sua campanha. “Eu quero que o aluno tenha prazer em estar na escola”, afirmou. “Minha intenção é trabalhar para que ele se projete e conquiste uma vida mais digna e confortável”, completou.

Candidata também vota. (Foto: Samuel Alves)

Candidata também vota. (Foto: Samuel Alves)

Pelos corredores da escola, estava Adriana Alexandre, mãe de Álvaro José, aluno do 5º ano, que falou sobre o processo de escolha. “Eu não me acho no direito de questionar aquilo que eu não opiniei”, disse. “Da maneira como acontece aqui em Arapiraca nós pais temos espaço garantido e somos ouvidos”, comemorou.

Já a estudante Clécia Maria, de 12 anos, apesar de nova, já sabe a sua importância em uma eleição: “nosso voto vale muito”, afirmou.

Foto: Samuel Alves

Foto: Samuel Alves