9 de maio de 2018

Semana 100% Mamãe Bebê começa com capacitação para profissionais enfermeiros

IMG_1387

“Desenvolvimento Infantil: da geração à primeira Infância” é o tema da 8ª edição da Semana 100% Mamãe Bebê, promovida pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde. Com início da programação nesta quarta-feira (9), o dia começou com capacitação para profissionais enfermeiros, no anexo do 3º Centro de Saúde, no bairro Santa Edwirges.

O cronograma segue no horário vespertino, com atividade para médicos e enfermeiros da Atenção Básica, em comemoração ao primeiro ano  do Comitê de Combate à Mortalidade Infantil, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA). Paralelamente, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam variadas ações em alusão ao tema, distribuídas não somente nesta quarta, mas ao longo de todo o mês de maio.

Em sua fala de boas vindas, Aurélia Fernandes, secretária Municipal de Saúde, destacou a importância dos programas de capacitação profissional que o município disponibiliza para os seus servidores, com foco na melhoria da prestação de serviços para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).  “Esta atividade que integra a programação da Semana 100% Mamãe Bebê  é uma prática adotada pela administração municipal o ano inteiro”, ressaltou a secretária.

IMG_1382

O reflexo de ações como essas, direcionadas para um modelo de política pública de prevenção e cuidado com gestantes e crianças, propiciaram o registro, em 2017, da menor taxa de mortalidade infantil da história de Arapiraca, que alcançou o índice de 10,38 por mil nascidos vivos. Cerca de 30% menor que os números de 2016,  com taxa de 14,85. “A importante conquista destaca o compromisso com a saúde, que valoriza um atendimento humanizado nos serviços da atenção básica e o compromisso com a qualidade de vida da população”, completou.

Mini-curso

Com o tema “Preparando a família para o parto”, Nayara Venâncio, enfermeira obstétrica do Hospital Regional de Arapiraca, convidada pelo município para ministrar a capacitação, destacou a realização do parto humanizado e a relação dos profissionais enfermeiros com mamães e as famílias. “O SUS trabalha com incentivo ao parto normal. O propósito é unir forças para melhorar ainda mais a assistência à mulher e à criança, com um tratamento  mais humanizado possível, para que a mãe leve uma ótima lembrança da experiência vivida”, afirmou.

IMG_1363

(Fotos: Samuel Alves)