25 de maio de 2018

Riscos da amamentação cruzada é tema discutido na Semana de Doação de Leite Humano

IMG_0727

(Fotos: Samuel Alves)

Na programação da Semana de Doação de Leite Humano, de 21 a 25 de maio, organizada pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, ações no centro da cidade, em maternidades, unidades de saúde e centros especializados. Entre os temas abordados, a importância da doação de leite humano e os riscos da amamentação cruzada.

O objetivo do município é sensibilizar a sociedade para a importância da doação do leite humano, responsável por garantir o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência de recém-nascidos e crianças. Dentro da proposta da semana, a promoção de debates sobre o tema aleitamento, ministrados por profissionais do Banco de Leite Humano (BLH) Ivete França Lima e as coordenações Municipais de Saúde da Mulher e da Criança, destinado a gestantes, mães e profissionais da saúde.

Sobre o tema “Amamentação Cruzada”, quando uma mulher escolhe doar o leite materno diretamente para outro bebê, Lousanny Caires, coordenadora Municipal da Saúde da Criança, explica a importância da discussão do assunto, uma prática contraindicada por órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, por representar risco para bebês e mães.

IMG_5671-1024x683

A prática, realizada pelas chamadas amas de leite, não é mais tão comum hoje em dia, mas é preciso que a sociedade entenda o porquê dela ser contraindicada. Além de oferecer riscos para a saúde do bebê, como a possibilidade de transmissão de doenças infectocontagiosas, a exemplo da AIDS”, justificou Lousanny Caires.

A coordenadora esclarece que as mulheres que produzem leite excedente devem se informar nas maternidades ou no próprio BLH, que fica localizado na Rua Padre Cícero, S/N, Centro, ao lado do 5º Centro de Saúde. Essa mesma orientação serve para as mães que não conseguem amamentar.

Entenda a diferença entre o leite doado e recebido na amamentação cruzada

A principal diferença entre o leite doado e o recebido na amamentação cruzada está no fato de que o leite coletado pelos BLH é muito mais seguro, por ser submetido por rigorosa análise. Após o seu recebimento, passa pelo processo de pasteurizado e, em seguida, avaliado no controle de qualidade, antes de seguir para as UTIs neonatais das maternidades.

Para assegurar a saúde do bebê e da mãe, é que a doação de leite materno deve seguir alguns passos. Mesmo quando a mulher está saudável e com todos os exames em dia, não é aconselhado, de forma alguma, que se realize a amamentação cruzada”, reforçou Lousanny Caires.