16 de maio de 2018

Prefeitura de Arapiraca promove ações educativas de trânsito e saúde na Vila Bananeiras

Bananeira28

Fotos: SMTT

Ações educativas de trânsito e saúde marcaram a manhã desta quarta-feira (16) na comunidade rural Vila Bananeiras, em Arapiraca, com serviços da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a participação do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).

Com palestra sobre trânsito e disponibilidade de exames de saúde, a Prefeitura de Arapiraca pretende envolver a população da zona rural do município na conscientização para a redução de acidentes de trânsito e prevenção de doenças como as sexualmente transmissíveis (DST/Aids), com testes de HIV, além de exames de glicemia e aferição da pressão arterial, entre outras ações.

Já a equipe do Detran/AL teve a participação dos membros da Lei Seca para orientar os condutores sobre a regulamentação dos veículos e evitar a combinação de bebidas alcoólicas com a direção. O coordenador da Lei Seca, tenente Emanoel Costa e a equipe do Detran participaram das atividades.

Bananeira15

As ações aconteceram em frente à Arapiraquinha da Vila Bananeiras e a palestra de trânsito pela equipe de Educação para o Trânsito da SMTT no pátio da Escola de Ensino Fundamental Deputado José Pereira Lúcio para os alunos e membros da comunidade.

Para o superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza, as ações em parceria da Prefeitura de Arapiraca dentro da programação do Movimento Maio Amarelo (MMA) refletem a determinação do prefeito Rogério Teófilo em aproximar o poder público da população.

“Estamos cumprindo nossa missão em levar as ações educativas para que isso se estenda ao dia a dia de todos e, assim, possamos reverter os índices preocupantes com relação aos acidentes de trânsito”, afirmou ele.

Palestra educativa para todos

O técnico da SMTT, Carlos Alberto Peixoto, destacou durante a palestra, não apenas a prevenção dos acidentes de trânsito mas, sobretudo as sequelas que atingem os acidentados para o resto da vida.

Bananeira30

“Em cada palestra temos um novo foco para alertar as pessoas sobre a responsabilidade delas em relação à prevenção dos acidentes. Aqui destacamos os sequelados e questionamos se as famílias vão querer que isso aconteça com elas”, declarou Carlos Alberto.

Bananeira17

O morador da Vila Bananeiras Antônio Pinto de Paiva Filho, de 36 anos, participou das ações e ficou satisfeito com os serviços oferecidos à população daquela comunidade.

“Aprendi muito com o que vi e realmente precisamos ficar atentos às leis de trânsito e ter a nossa responsabilidade na contribuição de salvar vidas, evitando acidentes”, afirmou ele.

Veja, abaixo, o calendário das ações no mês de maio:

Dia 17/05 – Serão realizadas oficinas para diretores e coordenadores pedagógicos de escolas, no auditório da Escola Estadual Professora Izaura Antônia Lisboa (Epial), das 8h às 12h, no bairro Baixão.

Dia 22/05 – A ação educativa acontecerá na manhã desta terça-feira, na Vila São José, zona rural de Arapiraca.

Dia 24/05 – Nesta quinta-feira acontecerão ações educativas nas rotatórias da Rodovia Estadual AL-220, a Avenida José Alexandre dos Santos, devido aos altos índices de acidentes envolvendo motociclistas.

Dia 26/05 – Será o encerramento do Movimento Maio Amarelo com uma caminhada de conscientização. O horário e o local ainda serão definidos pela coordenação do movimento em Alagoas.