15 de maio de 2018

Geoprocessamento de Arapiraca é apresentado aos alunos de Informática do Ifal

Na manhã desta terça-feira (15), um grupo de alunos do curso técnico integral de Informática, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Palmeira dos Índios, visitou o Centro Administrativo Municipal para conhecer um pouco mais sobre o Geoprocessamento de Arapiraca.

Os estudantes foram trazidos pelos professores Genildo Silva, Marys Balbino e Rodrigo Raposo para assistirem a palestra “GeoArapiraca – cartografia, cadastro e outras maravilhas” ministrada pelo gerente de geoprocessamento de Arapiraca, Julio Santos.

Genival SilvaAlunos durante a apresentação do Geoprocessamento de Arapiraca

Alunos durante a apresentação do Geoprocessamento de Arapiraca

Foram pouco mais de 30 minutos explanando um pouco do que se é feito em Arapiraca, difundindo ainda os conceitos históricos desde a sua fundação até os dias atuais.

No município arapiraquense o projeto vem sendo discutido desde 1930 com a multifinalidade, ultrapassando os anos com mapeamentos militares, distanciamento eletrônico, cadastro imobiliário urbano, cartografia digital e o recadastramento informatizado.

Entre as ações de grande utilização, destaca-se o mapeamento contínuo e as decisões espaciais – utilização de mapas por buscas de melhores caminhos para o tráfego dentro da cidade.

“A cidade é muito mais do que apenas casas e loteamentos. A cidade real abrange diversos aspectos, entre eles o eletrônico, o fiscal, entre outros”, destacou o gerente.

Satisfazendo a curiosidade dos estudantes, foi relatado ainda um pouco sobre atualização cartográfica, multifinalidade com dados em campo, a funcionalidade da cidade e a utilização de softwares para o desenvolvimento do geoprocessamento.

Confira o GeoArapiraca AQUI.