21 de maio de 2018

Arapiraca abre Semana de Doação de Leite Humano com ação educativa no Centro

O Banco de Leite Humano de Arapiraca, Ivete França Lima, é referência no assunto em Alagoas. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o órgão completa, no final de 2018,10 anos de atividade ininterruptos.

Responsável por abastecer as maternidades da cidade com o alimento coletado nos hospitais, em sua própria sede ou em atendimentos domiciliares, o Banco de Leite participa da Semana de Doação de Leite Humano, que teve início nesta segunda-feira (21), na praça Marques da Silva, no Centro, com a presença da secretária Aurélia Fernandes.

A campanha “Doe Leite Materno. Ajude quem espera por amor” é do Ministério da Saúde mas a programação fica por conta de cada município. Em Arapiraca, ela tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da doação do alimento e, também, promover os serviços do Banco de Leite Humano (BLH).

Foto: Laís Pita

Foto: Laís Pita

Durante a panfletagem na manhã desta segunda, a enfermeira Patrícia Rolim explicou que, de maneira geral, quem pode doar são mulheres que estejam amamentando e produzindo leite em excesso. “As mulheres que descartam o alimento, podem passar a salvar vidas. Para quem doa, a quantidade pode parecer pouca, mas é muito para quem precisa. Qualquer quantidade é importante”, afirmou.

Ela explicou que todo leite doado vai para a UTI Neonatal do Hospital Regional, para bebês prematuros e com pesagem abaixo de 2,5kg. “O leite materno, para esse público, é fator de sobrevivência, que nem força para amamentar, os bebês têm”, apelou a enfermeira.

Patrícia explicou que atualmente o órgão conta com 26 doadoras ativas e está com estoque baixo. “Precisamos ter em torno de 45 mulheres cadastradas para sempre ter uma quantidade de leite razoável no estoque”, explicou.

Foto: Laís Pita

Foto: Laís Pita

A diretora do Banco de Leite, a bióloga e técnica de enfermagem, Sônia Maria Ferreira, também destacou, durante ação na manhã desta segunda, que o Banco de Leite atende as complicações enfrentadas pelas mães na amamentação. “Quem estiver com qualquer dificuldade de amamentar, apresentar o peito inflamado ou abcesso mamário, pode nos procurar que oferecemos gratuitamente esse serviço”, informou Sônia.

Banco de Leite

Funciona na Rua Padre Cícero, sem número, ao lado do 5º Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 17h. Informações e agendamento podem ser feitos através do número 98109-9112.