2 de abril de 2018

Semana Pedagógica dá início ao ano letivo com novos saberes e práticas de ensino

Com o tema A Escola e os Desafios Contemporâneos: Novos Saberes e Novas Práticas, a Semana Pedagógica 2018, organizada pela prefeitura de Arapiraca através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEDE), marcou o início do ano letivo da rede pública de ensino.

Diferentemente dos anos anteriores, quando era realizada apenas nas escolas, a Semana reuniu, em um único espaço, todos os servidores da área pedagógica, como professores, diretores e auxiliares de sala, evidenciando a importância de cada um no processo em curso.

IMG_4608

No primeiro dia do evento, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (02) no Levino’s, os presentes puderam conferir palestras que os levaram a repensar metodologias que melhor atendam o contexto atual dos estudantes, estendendo-se às relações que visam a efetivação do trabalho coletivo escolar.

“Planejar e alinhar ações a serem desenvolvidas na nossa rede de ensino é o primeiro passo para um debate mais amplo, que pretende revolucionar a Educação em Arapiraca”, destacou o prefeito Rogério Teófilo. “Para que esse objetivo seja alcançado, preciso, como prefeito e professor, estar ao lado da comunidade escolar, aqui representada por vocês, não apenas nessa primeira semana, mas durante todo o meu mandato”, afirmou

IMG_4651

De acordo com Rogério, as palestras “Os Desafios da Educação”, ministrada pelo professor da fundação Getúlio Vargas e ex-ministro da Educação, Henrique Paim, e os “Fatores Associados ao Sucesso nas Escolas”, apresentada pela professora doutora Sofia Lerche, darão um direcionamento ao ano letivo, uma vez que as escolas terão que estar sintonizadas com as propostas da Base Nacional Curricular, preconizada pelo Ministério da Educação.

Inclusive tal assunto será discutido nessa terça-feira (03) pelo consultor Ivan Cláudio Pereira Siqueira. Os Cenários e Desafios da Educação Infantil e Ensino Fundamental e a Importância das Avaliações e dos Indicadores, conduzidas por Jana Fernandes e Eloísa Vidal Maria, respectivamente, também constam na programação que foi construída de acordo com avaliações onde os profissionais indicaram seus interesses de aprofundamento.

Na quarta-feira (04), o encontro acontecerá de forma simultânea em todas as escolas, quando diretores e coordenadores atuarão como multiplicadores no processo de direcionamento das atividades escolares debatidas e planejadas nesta segunda (02) e terça-feira (03).

“Convido que todos vocês se envolvam nesse novo momento que Arapiraca vive e que a partir de quarta-feira vocês não vão apenas na intenção de cumprir carga horária, mas com foco na melhoria e qualidade da aprendizagem”, pediu a secretária de Educação Mônica Pessoa. “Muitos alunos não tem nada além de uma sala de aula e enxergam no professor uma mensagem de esperança, então vamos nos unir e cuidar de cada estudante como se fosse um filho”, completou.

IMG_4632