16 de abril de 2018

“Semana da Consciência Indígena” inicia na Casa da Cultura nesta quarta (18)

indio

Nos dias 18, 19 e 20 deste mês, a Casa da Cultura e Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis estarão recebendo no rol de entrada uma exposição dentro da 2ª Semana da Consciência Indígena de Alagoas em Arapiraca.

A abertura será nesta quarta-feira (18), a partir das 15h, com peças, artesanatos e adornos indígenas da tribo Tingui Botó, da cidade de Feira Grande-AL. A visitação nos demais dias será das 8h às 18h. O local da mostra fica na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro.

Segundo a diretora da Casa da Cultura, Leide Serafim, a ideia da concepção da Semana é trazer o conhecimento dos nossos antepassados para o centro do debate.

Assim, estudantes das redes pública, privada e federal poderão ter contato direto com este tipo de saberes, sendo a exposição uma espécie de instrumento de conhecimento cultural.

O povo da aldeia Tingui Botó descende de um pequeno grupo de silvícolas da etnia Kariri, do município de Porto Real do Colégio. Eles migraram no século 16 para Feira Grande e lá se instalaram no sítio de Olho d’Água do Meio.

No local, recriaram seu antigo ritual Ouricuri e foram “descobertos” por dois professores antropólogos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Célio Host e Clóvis Antunes. Ambos encaminharam documentos para a Fundação Nacional do Índio (Funai) e eles, os índios Tingui Botó, acabaram sendo reconhecidos como tais.

Para Arapiraca, eles trarão seus artesanatos e toda essa bagagem cultural separada à força da nossa vida moderna.