13 de abril de 2018

Saúde realiza capacitação sobre Vigilância em Violência Interpessoal e Intoxicação Exógena

IMG_5719

Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Núcleos de Vigilância em Saúde de Arapiraca participaram de capacitação sobre Vigilância em Violência Interpessoal/Autoprovocada e Intoxicação Exógena, ministrada pela equipe da Gerência de Vigilância e Controle de Doenças Não Transmissíveis (GDANT) da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), na manhã desta quinta-feira (12), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).

A realização da capacitação foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é sensibilizar a equipe multiprofissional do município para a importância do registro das notificações dos casos que chegam às unidades de saúde de violência interpessoal/autoprovocada, que incluem tentativas de suicídio, suicídio, autoflagelação, autopunição, automutilação; e intoxicação exógena, onde os principais representantes de substâncias isoladas são os pesticidas, os medicamentos, produtos químicos industriais ou de uso domiciliar.

“As notificações fornecem importantes informações tanto para o acompanhamento dos casos individualmente, como para a identificação do perfil epidemiológico da população”, destacou Ana Lúcia Alves, coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica.

De acordo com Rita Murta, gerente da GDANTE, Arapiraca é a segunda maior fonte notificadora de Alagoas. “As informações apresentadas são essenciais no controle e investigação dos casos de violência, que devem ser notificados pelas unidades de saúde. O procedimento  pode auxiliar na construção de políticas públicas que visem a melhora da qualidade de vida da população”, destacou.