17 de abril de 2018

Profissionais da saúde participam de fórum sobre cuidados farmacêuticos na atenção primária

Cerca de 70 profissionais da saúde do município de Arapiraca participaram do Fórum de Debate: cuidados farmacêuticos na atenção primária, na tarde desta terça-feira (17), no Centro de Referência Integrada de Arapiraca (Cria). O fórum, promovido pela Diretoria de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo integrar e melhorar a comunicação entre os serviços de saúde envolvidos nos cuidados do abastecimento farmacêutico .

A programação incluiu debates sobre a “Assistência Farmacêutica na Atenção Primária”, a “Padronização de Medicamento: Remume” e a “Prescrição de Psicotrópicos na Atenção Básica de Saúde”. Outros assuntos foram discutidos, entre eles, o “Projeto de Inovações PET Saúde Arapiraca: cartilha sobre plantas medicinais e tóxicas”.

A gerente do Centro de Abastecimento Farmacêutico, Manuella Pereira Cavalcante de Melo Queiroz, destacou a importância do debate sobre os remédios entre os profissionais.”O paciente quando vai ao médico, ele deseja sair com o medicamento nas mãos. Então, nós estamos debatendo com eles a possibilidade da interação do médico com o serviço de farmácia, uma fidelização nas prescrições para que o paciente saia do consultório satisfeito e abastecido com o remédio solicitado”, declarou Manuella.

Para o coordenador médico, dr. Celso Marcos da Silva, a solução já está acontecendo e é o lançamento da lista, a Relação Municipal de Medicamentos (Remume) . “Estamos atualizando e padronizando a lista para evitar que o paciente procure o medicamento e não encontre. Esse problema já foi solucionado, agora vamos divulgar e colocar em prática”, ressaltou o coordenador médico.

Lucas Ferreira Profissionais da saúde debatem sobre o controle de medicamentos

Profissionais da saúde debatem sobre o controle de medicamentos (Foto: Lucas Ferreira)