26 de abril de 2018

Prefeitura vai aplicar pesquisa a usuários para melhorar o transporte público em Arapiraca

8

Uma pesquisa de opinião pública será aplicada à população de Arapiraca a respeito do transporte público para melhorar o serviço na cidade.

A iniciativa da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Gerência de Infraestrutura e Transportes (GIT), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), pretende fazer um levantamento sobre o itinerário dos usuários.

A partir da próxima segunda-feira (30), técnicos da SMTT estarão no Terminal Rodoviário Urbano (TRU) para aplicar a pesquisas aos usuários do transporte público da cidade. Para atingir o maior número de entrevistados a Prefeitura de Arapiraca também disponibilizará a pesquisa online no site oficial.

No questionário, a Gerência de Infraestrutura e Transportes pretende alcançar o maior número de usuários para poder se respaldar na opinião das pessoas que utilizam o serviço, e assim, melhorar o transporte público de Arapiraca.

3

A pesquisa é direcionada a homens e mulheres, jovens de 18 anos a 25 anos, adultos de 26 anos a 59 anos e idosos de 60 anos ou mais. De acordo com a arquiteta da SMTT, Dayana Rossy Moreira, que está coordenando a pesquisa, o órgão pretende saber também qual é a escolaridade do usuário, como também de qual bairro ele pega o ônibus (origem) e qual bairro que geralmente ele vai (destino).

“O motivo de se deslocar também interessa à prefeitura para sabermos se o usuário utiliza o coletivo para ir ao trabalho, para estudar, para utilizar os serviços de saúde, ir ao comércio, ou outros serviços e até mesmo para ir a algum tipo de lazer”, afirmou Dayana Rossy.

A pesquisa pretende obter a informação sobre o turno que o usuário pega o ônibus com frequência: se pela manhã, tarde ou noite. Além de querer saber qual o outro meio de transporte utilizado e quantas vezes por dia e por semana o usuário utiliza o transporte público da cidade.

Satisfação

Por outro lado, a Prefeitura de Arapiraca também quer saber a satisfação da população com relação ao transporte coletivo oferecido pelas empresas responsáveis por esse tipo de serviço na cidade.

Com isso, o usuário responderá sua avaliação sobre a distância da casa dele até o ponto de ônibus mais próximo e a pontualidade do transporte, isto é, se o ônibus passa regularmente no mesmo horário naquele ponto fixo.

DSC_6821

O usuário também terá a oportunidade de avaliar a frequência dos ônibus, o tempo de viagem entre a origem e o destino, e as condições dos terminais de ônibus da cidade, ou seja, os abrigos existentes naquela localidade.

A avaliação também será feita sobre os assentos disponíveis nos ônibus, o conforto térmico dentro dos veículos, assim como as condições de segurança no transporte público e a relação entre a tarifa paga e o serviço prestado pelas empresas de ônibus de Arapiraca.

O questionário da pesquisa está disponível aqui.