10 de abril de 2018

“Pacto Pela Juventude” vai mudar rumos em Arapiraca, diz especialista

WhatsApp Image 2018-04-09 at 12.07.27

Reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (Foto: Samuel Alves)

Arapiraca está prestes a dar um passo importante rumo a um “futuro certo”. Nesta segunda-feira (9), a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ) se reuniu mais uma vez com um especialista em políticas públicas para apresentar o projeto do que vai se tornar o “Pacto Pela Juventude” em Arapiraca.

O professor de Educação Física, vice-presidente da Federação Alagoana de Triathlon (Faltri) e criador do Plano Decenal do Esporte Brasileiro, Higino Vieira, analisou a proposta da Superintendência de Lazer e Juventude da SMCLJ com a elaboração do Pacto e se disse muito contente com o caminhar do projeto.

“É certo que o ‘Pacto Pela Juventude’ não tem apenas um nome forte; a intenção por trás também o é. Certamente, vai mudar rumos em Arapiraca. O momento ideal para a criação de algo assim, que descentralize serviços trazendo o jovem para o protagonismo de sua comunidade, é agora”, diz o especialista, que tem mais de 30 conferências nacionais no currículo.

Segundo ele, “os eventos em Arapiraca se restringem a shows e festas. Temos que trazer o Esporte para esse núcleo de ações”.

Neste encontro, além do professor Higino Vieira, estavam o professor aposentado de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Antônio Facchinetti; o superintendente de Lazer e Juventude, Valsandy Veras; o diretor de Eventos da SMCLJ, Max Souza; o articulador de Lazer e Juventude da SMCLJ, Anderson Barros; e as representantes das secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Franciane Asevedo, e de Educação e Esporte, Ilka Valeriano.

O próximo passo agora é apresentar o Pacto ao prefeito Rogério Teófilo, mostrando a integração dos serviços que serão ofertados.

Em outra oportunidade, em março deste ano, o deputado estadual Rodrigo Cunha participou de uma das reuniões para esta construção (veja aqui).