19 de abril de 2018

Diretoras relatam experiências exitosas com uso da fortificação NutriSUS em creches

(Foto: Samuel Alves)

(Foto: Samuel Alves)

Durante reunião, na manhã desta quinta-feira (19) no anexo do 3º Centro, entre a Superintendência de Atenção à Saúde, diretoras das 25 creches participantes do Programa Saúde na Escola (PSE), técnicos do município e nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), onde foi avaliada a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS), os depoimentos de Ericka Luíse e Selma Rodrigues resumem bem a importância do programa desenvolvido entre prefeitura e governo federal.

Acompanhei de perto e o NutriSUS deu muito resultado. As crianças desenvolveram em todos os sentidos, adoeceram menos e engordaram de maneira saudável. Ou seja, só benefícios”, avaliou a diretora do Centro de Educação Infantil Pontes de Miranda, Selma Rodrigues.

Já Ericka, diretora da Sebastiana Bezerra Rodrigues, creche localizada em um dos bairros mais carentes de Arapiraca, o Mangabeiras, disse que uma das vantagens da fortificação é a criança não precisar tomar determinadas vacinas, visto que a necessidade é suprida pelos 15 micronutrientes compostos no NutriSUS

(Foto: Samuel Alves)

Diretora da Sebastiana Bezerra Rodrigues, Ericka Luíse (Foto: Samuel Alves)

(Foto: Samuel Alves)

Nutricionista Renata Marinho (Foto: Samuel Alves)

Também observei elas mais resistentes, griparam menos e com mais apetite”, falou. “Em um local de carência absoluta como o bairro Mangabeiras, o NutriSUS surge como esperança, suprindo as necessidades alimentares das crianças e garantindo seu desenvolvimento”, completou a diretora.

Além das experiências relatadas, que contribuíram para avaliar o método no ano passado, o encontro teve o objetivo de planejar o próximo ciclo, que terá início de acordo com o calendário das creches. Mas para a nutricionista Renata Marinho, que participa da equipe técnica do NutriSUS no município, a intenção principal para este ano é atender 100% das creches, beneficiando assim aproximadamente 1500 crianças.

Estratégia Alimentar 

O NutriSUS tem o objetivo de potencializar o pleno desenvolvimento infantil e a prevenção e controle das deficiências de vitaminas e mineiras, mediante a adição direta de micronutrientes em pó aos alimentos que a criança, com idade mínima entre 6 meses e 3 anos e 11 meses, vai consumir em uma de suas refeições diárias. Com o uso correto da fortificação, a carência de ferro em uma criança diminui 51% em um ano.

É uma estratégia eficiente de prevenção e controle das carências nutricionais, especialmente a anemia, que pode provocar sequelas irreversíveis na vida adulta”, pontuou a nutricionista Lilyane Ferreira Lima, que também participa da coordenação do estratégia alimentar em Arapiraca.

IMG_9586