16 de abril de 2018

Dia Mundial da Voz é marcado por ação educativa para a população

IMG_9319

Rouquidão por mais de 15 dias, voz cansada ou qualquer dificuldade na produção da voz são alguns dos sinais de alerta que devem ser avaliados por um especialista da saúde, um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo. Estas e outras orientações foram passadas à população, durante ação realizada na praça Luiz Pereira Lima, na manhã desta segunda-feira (16), em alusão ao Dia Mundial da Voz.

A ação integra a programação que será realizada ao longo da semana, de 16 a 20 de abril, organizada pelo município, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire.

Entre as atividades que serão executadas, campanha educativa com ênfase aos cuidados com a voz, a importância da fonoaudiologia na prevenção de doenças e tratamentos vocais, avaliações, orientações e encaminhamentos para profissionais fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas.

“O objetivo é chamar a atenção da população para os sinais  e sintomas de problemas relacionados à voz e a importância do diagnóstico precoce de doenças. Além disso,  auxiliar no encaminhamento adequado para o tratamento. A ação da semana é voltada, principalmente, para os profissionais que utilizam a voz como o seu principal instrumento de trabalho, a exemplo de professores, comunicadores e cantores”, destacou Eubes Deyves Soares, gerente do Cerest.

IMG_9309

Para Karlla Rafaela da Silva, cantora, a ação foi uma excelente oportunidade de alerta para os cuidados com a saúde vocal. “Eu nunca fiz nenhum acompanhamento profissional para cuidar da minha voz. Aqui, eu fui chamada a atenção e já saio com encaminhamento”, afirmou. A fonoaudióloga do Cerest, Luana Amorim,  explicou que, após a aplicação de um questionário e triagem, identificou problemas vocais e por isso o encaminhamento para acompanhamento médico.

Programação

A programação, que iniciou nesta segunda-feira (16), no centro da cidade, segue nos dias 17 – com ação na Escola Estadual de Educação Básica Professora Izaura Antônia de Lisboa (Epial), no bairro Baixão – e 19, na Escola de Educação Básica Manoel Lúcio, na Primavera.