4 de abril de 2018

Atividades da Semana Pedagógica antecedem o início do ano letivo no município

IMG_7708

Um bom planejamento escolar inicia com a realização de uma “Semana Pedagógica”. E com esse intuito, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte,  organizou um cronograma especial de atividades destinadas a equipe pedagógica da rede municipal de ensino.

Este ano, Arapiraca inovou na programação, iniciada na última segunda-feira (2), no Levino’s. Em parceria com a  Fundação Getúlio Vargas (FGV) promoveu uma série de palestras, que abordou importantes temas voltados para o repensar as metodologias de ensino que melhor atendam o contexto atual dos estudantes.

De acordo com Mônica Leônia Pessoa, secretária Municipal de Educação, a Semana Pedagógica já é uma prática que antecede o início do ano letivo. Entretanto, ela acontecia dentro do ambiente escolar. “Este ano,  no primeiro momento, optamos por reunir todos os profissionais da área pedagógica, proporcionando troca de experiências, informações e conhecimento. O que reforça o compromisso do município em valorizar os servidores e evidencia a importância da participação de todos na construção de um ensino de qualidade”, destacou a secretária.

Visita escolar

No cronograma de atividades da semana, a realização de encontros pedagógicos em escolas do município. A secretária Mônica Leônia, acompanhada de integrantes da sua equipe técnica, visitou algumas delas, na manhã desta quarta-feira (4). Entre elas, a Escola de Tempo Integral Mário César Fontes, localizada no bairro Planalto. Segundo ela, após o encontro com toda a equipe pedagógica do município, nos dois dias anteriores, a visita é uma complementação das atividades .

IMG_7726

“Neste momento, o  nosso olhar está direcionado para cada escola que visitamos. Importante aproximação com a direção e os professores, peças chaves na construção de uma escola de qualidade. A proposta do município é dar continuidade o Programa de Formação Continuada ao longo do ano, com a participação da FGV”, declarou.

Para a diretora escolar Maria Cristina Alves Braz, a visita surpresa representa a integração da escola com a secretaria e o município. “Muito boa essa parceria. A presença da secretária e sua equipe indica que há um olhar diferenciado e comprometido com o projeto da escola”, destacou.

A diretora explicou que a escola inicia o ano letivo na próxima segunda-feira (9). E o encontro que começou hoje e segue até sexta (6), é uma continuação da Semana Pedagógica. “O momento agora é de planejar o ano letivo e traçar metas. Para isso, entre as atividades está a de avaliação dos resultados do ano anterior”, acrescentou.

IMG_7666

(Fotos: Samuel Alves)