13 de março de 2018

Técnicos da SMTT falam na rádio de projeto que integra agentes de trânsito e população de Arapiraca

6

Em entrevista a Rádio Novo Nordeste FM, na manhã desta terça-feira (13), no programa Comando Geral, com o radialista José Rocha, os técnicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), Carlos Alberto Peixoto e Betty Jane esclareceram sobre o Projeto Transitar, que trabalha a integração dos agentes de autoridade de trânsito e a população.

Betty Jane que é psicopedagoga da SMTT afirmou que o objetivo do projeto é fazer com que os agentes de autoridade de Trânsito (AAT) e a população tenham um bom relacionamento e ambos sejam parceiros e se ajudem mutuamente para que a cidade tenha um trânsito melhor e mais respeitoso para todos os cidadãos.

“Diante de situações que já aconteceram com agentes de trânsito aqui em Arapiraca, esse projeto vai trabalhar para que a população possa ver o agente de trânsito como um profissional que trabalha para ajudar, disciplinar o trânsito de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, afirmou Betty Jane.

A psicopedagoga informou que o agente de trânsito é também um agente de segurança pública e deve trabalhar para o bem-estar de todos na construção de um trânsito seguro.

Dentro da lei

Já o agente de autoridade de trânsito e técnico na Gerência de Educação para o Trânsito, Carlos Alberto Peixoto, explicou a situação do agente em sua rotina de trabalho e dos desafios que enfrenta no trânsito da cidade.

2

“Compreendemos que não é nada fácil trabalhar para cumprir o que determina a legislação de trânsito e disciplinar os condutores que desrespeitam as leis”, afirmou Carlos Alberto.

O agente também ressaltou o artigo 144 da Constituição Brasileira que trata o agente de trânsito como agente de segurança pública viária, no que se refere à preservação da ordem pública das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas.

“A lei é clara e estabelece o que compreende a educação, engenharia e fiscalização de trânsito, além de outras atividades previstas em lei para assegurar ao cidadão o direito à mobilidade urbana com eficiência”, disse ele ao ler o parágrafo primeiro da lei.

O radialista José Rocha abriu espaço para a participação dos ouvintes, que expuseram dúvidas, elogios e críticas em diversas situações no trânsito de Arapiraca. A eles, os técnicos da SMTT responderam dentro do que determina a legislação de trânsito.