8 de março de 2018

Palestra e momento de beleza marcam o Dia da Mulher na SMTT de Arapiraca

26

Cuidar mais de si. Esta foi a essência da palestra Tempo e Produtividade da Mulher ministrada pela psicopedagoga Betty Jane, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), para as mulheres servidoras do órgão no Dia Internacional da Mulher.

O 8 de março é histórico e marca a luta das mulheres pelo mundo inteiro. O Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa em homenagem às lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das mulheres da SMTT, tanto no período do trabalho quanto no de casa, Betty Jane provocou a diferença entre atividade ocupacional e atividade produtiva para que as mulheres pudesses se identificar em qual das duas ela vive nos dias de hoje.

Após o debate, a psicopedagoga apresentou uma pesquisa da revista Cláudia, em março de 2017, feita com cem mulheres do país. Delas, 66% responderam que não tem tempo livre suficiente na semana e 42%priorizam a vida profissional ao invés da pessoal.

A pesquisa mostra ainda que as mulheres se anulam mais em favor da maternidade, e se culpam e se penalizam mais, além de terem dificuldade de dizer não.

25

Diante desses resultados, a psicopedagoga Betty Jane reforçou o fortalecimento da autoestima das mulheres no dia a dia do trabalho e da vida pessoal. Ela mostrou dicas para aumentar a qualidade do tempo, priorizando o que é mais importante para o que fazer no dia.

“Precisamos ter esses encontros e valorizar esta data em prol do que somos para vivermos mais e melhor e ser mais feliz no trabalho e na família”, relatou Betty Jane.

Homenagem do superintendente

Depois de passar um vídeo com as fotos de todas as mulheres da SMTT, Betty Jane encerrou a palestra com uma homenagem em vídeo do superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza. Ele parabenizou a todas as servidoras pela luta das mulheres.

“O objetivo dessa luta é a manutenção das conquistas obtidas até os dias de hoje. Parabéns a todas vocês”, disse ele que estava em reunião no Detran, em Maceió.

17

Em seguida, as servidoras ganharam brindes: lixas de mão e o famoso doce Alfajor. O Dia da Mulher na SMTT foi encerrado com o momento de beleza por duas maquiadoras da empresa Império Rosa com produtos exclusivos da Mary Kay.

13

Um painel foi elaborado pela equipe e colocado na recepção da SMTT com fotos de todas as servidoras do órgão municipal.

20