20 de março de 2018

Município realiza busca ativa de casos de tuberculose na Casa de Custódia de Arapiraca

IMG_4114

Na programação da Semana de Luta contra a Tuberculose, iniciada nesta segunda-feira (19), no centro da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação do Programa Tuberculose e Hanseníase, organizou uma série de ações. E nesta terça-feira (20), promoveu busca ativa de casos da doença na Casa de Custódia de Arapiraca.

A busca ativa é a principal estratégia para o controle da tuberculose, uma vez que permite a detecção precoce da doença. A ação, que já acontece no município durante o ano, nas áreas cobertas pelas Unidades Básicas de Saúde,  está sendo intensificada durante esta semana. Na programação, além da Casa de Custódia, a equipe do Programa de Tuberculose  também realizará visita no Centro POP, dia 21; Fundação Antônio Jorge, 22; e em UBS com suspeitas de casos da doença.

Maria Salésia Moreira, coordenadora Municipal do Programa Tuberculose e Hanseníase, explica que a escolha dos locais para a realização da busca ativa da doença foi pensada em prestar atendimento a um público considerado de risco. “A tuberculose se propaga em ambientes fechados, onde há concentração de pessoas. Além disso, a doença atinge, principalmente,  quem está com baixa imunidade, destacou.

Na Casa de Custódia foi realizada uma palestra educativa sobre a doença. Além disso,  coleta para exame em 43 pessoas  que apresentam quadro de tosse por mais de duas semanas. O baciloscopia, conhecido  como exame do escarro, permite uma análise direta da secreção excretada pelos pulmões.A baciloscopia é principal método no diagnóstico e controle de tratamento da tuberculose pulmonar,  por permitir a descoberta das fontes de infecção, que são os casos bacilíferos”, explicou Salésia Moreira.

IMG_4115

Equipe do Programa de Tuberculose do município em busca ativa de casos da doença na Casa de Custódia de Arapiraca

(Fotos: Genival Silva)

Tuberculose

A tuberculose é uma doença provocada pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch. A transmissão pode ocorrer de uma pessoa para outra, pelo ar, por meio de partículas eliminadas na respiração, espirro e tosse. A doença aparece quando o bacilo chega aos pulmões e provoca uma inflamação nos tecidos à sua volta. Em resposta, o pulmão produz muco, o que leva à tosse.

Sintomas

Os sintomas iniciais são tosse, febre baixa, cansaço, mal estar, fraqueza, dor no corpo, suor noturno e falta de apetite. Ao longo do tempo, o mal estar se acentua, o paciente emagrece e a tosse persiste, podendo ocorrer com sangue. A doença também pode atingir outros órgãos.

Tratamento

O tratamento da tuberculose é feito com medicação específica, durante um período de aproximadamente seis meses. A coordenadora do programa ressalta que  o tratamento dos pacientes acontece com o acompanhamento da equipe do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) e profissionais das unidades de saúde, que  avaliam a tomada da medicação do paciente, desde o início do tratamento até a sua cura. A estratégia possibilita maior acolhimento ao doente e sua família e a redução de abandono ao tratamento.