5 de março de 2018

Município inicia recadastramento de pacientes com glaucoma nesta segunda (5)

A ação é necessária para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), assistidos no município, continuem a participar do Programa Glaucoma.

4Arapiraca inicia recadastramento de pacientes com glaucoma, nesta segunda-feira (5). O cronograma segue até o dia 15 de março, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ação é necessária para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), assistidos no município, continuem a participar do Programa Glaucoma.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, pensando em dinamizar o processo para os mais de 5 mil pacientes que já fazem o tratamento da doença em Arapiraca, articulou uma dinâmica onde não somente se pensou em recadastrar, mas em seguir as etapas do processo: agendamento, recadastramento e consulta oftalmológica.

A secretária Municipal da Saúde, Aurélia Fernandes, explica que a atualização dos cadastros dos pacientes do Programa do Glaucoma segue uma determinação do Ministério da Saúde, que reduziu os recursos destinados ao Programa Glaucoma, situação que resultou na suspensão da distribuição dos colírios.

“O objetivo do município é atualizar as informações dos assistidos pelo programa e repassar as informações para o Ministério da Saúde, a fim de que o recurso volte a ser repassado integralmente. E assim, garantir que não falte assistência a quem precisa. Por isso é imprescindível a participação dos pacientes em todas as etapas do processo de reconhecimento desses usuários”, destacou Aurélia Fernandes.

Etapas

A primeira etapa a ser seguida pelo usuário é o agendamento, que deve ser realizado em qualquer UBS do município, no período de 5 a 15 de março, a partir das 10h. Para isso, é preciso a apresentação da documentação: RG, CPF, Cartão do SUS, Cartão da UBS, comprovante de residência e a receita do colírio utilizado.

Nesse momento, após a inclusão dos dados no Sistema Nacional de Regulação, o Sisreg, o paciente já sai da unidade de saúde com a data marcada para a realização do recadastramento, que deverá ser efetuado do período de 7 a 16 de março, em três locais: 3º Centro de Saúde, 4º Centro de Saúde e no Cerest, anexo ao Cemfra.

Após isso, o paciente chega à terceira etapa, que é a da reavaliação, quando é encaminhado à consulta com o médico oftalmologista. Nessa fase, o paciente deve apresentar a sua última avaliação oftalmológica.

2

Reunião

Para que todo esse processo aconteça da melhor maneira possível para os paciente, Aurélia Fernandes reuniu todos os gerentes e marcadores de consulta das UBS com a sua equipe técnica, na última sexta-feira (3), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).

“É importante que todos estejam empenhados e comprometidos nesse momento, onde a atenção e cuidados devem ser voltados para os pacientes em tratamento de glaucoma no município”, enfatizou a secretária.