6 de março de 2018

“Mecanismos de Fortalecimento Feminino” foi tema de roda de conversa na Semana da Mulher

WhatsApp Image 2018-03-06 at 12.12.21

“Mecanismos de Fortalecimento Feminino” foi tema central de roda de conversa, promovida pela Superintendência Municipal de Políticas para a Mulher, na manhã desta terça-feira (6), no auditório da Casa da Cultura, no Centro.

O evento faz parte da programação promovida pela Prefeitura de Arapiraca, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Para a roda de conversa foram convidados estudantes universitários e  profissionais que atuam na rede municipal de atenção à mulher.

Na roda de conversa, mediada por Joana Jatobá, assistente social do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), foram abordados três temas, baseados na proposta central, referência para a discussão.

WhatsApp Image 2018-03-06 at 12.12.12

“Particularidades da Mulher Negra”, temática ministrada por Pierra Beatriz Cavalcante, psicóloga e representante do Coletivo Dandara;  “A evolução Legislativa na Defesa dos Direitos da Mulher”, por Márcia Acioly, advogada do CRAMSV; e “Ações que auxiliam a promover a igualdade de gênero”, por Laura Emília Araújo, graduanda do curso de Letras/Inglês – Uneal – e representante do “Leia Mulheres”.

Saskia Maia, coordenadora Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, explicou que o município elaborou uma semana de atividades, abordando temáticas relacionadas ao universo feminino. O cronograma foi iniciado no dia 1º de março e segue até até o dia 9. “O objetivo é promover discussões sobre a temática mulher e apresentar  o serviço do CRAMSV, em Arapiraca”, afirmou.

CRAMSV

O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas para a Mulher, que atua no  acolhimento a mulheres que sofrem algum tipo de violência física, moral, psicológica, patrimonial ou sexual. O objetivo é oferecer bem-estar, proteção, informação, elevar a autoestima e desenvolver a autonomia dessas mulheres.

Programação

06/03 – 9h – Roda de Conversa “Mecanismos de Fortalecimento Feminino”.

               14h – Palestra “Violência Contra a Mulher”, no 2º Centro de Saúde.

07/03 – 9h –  Encontro do Grupo de Mulheres  Bem me Quer, no CRAMSV.

               14h – Palestra “Violência Contra a Mulher”, para grupo de mulheres da Igreja de São José.

08/03 – 9h – Mobilização na Praça deputado Marques da Silva

09/03 – 9h – Palestra “Desmistificando a Violência Doméstica e Familiar para Homens”, na Comunidade Dona Paula