13 de março de 2018

Leia Mulheres: grupo literário faz intervenção com “Paginário” em universidade

WhatsApp Image 2018-03-08 at 220825

Intervenção artístico-literária está nas paredes da Uneal campus Arapiraca

Ser mulher é lutar para tornar-se tal substantivo. É dar visibilidade, lugar de fala e oportunidade a quem apenas quer igualdade de ser-se.

E em reverência ao Dia e ao Mês da Mulher, comemorado em março, o grupo Leia Mulheres Arapiraca realizou uma instalação literária em um dos corredores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) campus Arapiraca, no bairro Alto do Cruzeiro.

Componentes do grupo fizeram um “Paginário” na última quinta-feira (8), sob orientação do criador do projeto, o psicólogo carioca e doutorando pelo programa Literatura, Cultura e Contemporaneidade, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Leonardo Villa-Forte.

À frente da movimentação, as estudantes de Letras da Uneal, Laura Emília Araújo, Beatriz Rodrigues e Caroline Linhares, colheram páginas impressas de grandes mulheres escritoras nacionais e internacionais.

Na parede da universidade, estão trechos de obras de Emily Brontë, Maria Cecilia Brandi, Rupi Kaur, Sylvia Plath, Lygia Fagundes Telles, Adélia Prado, Katherine Mansfield e até da monja budista Ani Zamba Chözom, entre outras.

A intervenção foi apelidada de “Baby Paginário”. “Resolvemos prestar essa singela homenagem às mulheres no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Somos todas incríveis, guerreiras e merecedoras de muito respeito”, diz Laura Emília. O perfil delas no Instagram é @leiamulheresarapiraca.

Para o interventor Leonardo Villa-Forte, mesmo longe no Rio, o sentimento é de que o projeto está chegando cada vez mais longe e dando lugar ao debate através da expressão literária.

“É literatura, é arte, é política, é ocupação e é um meio de aproximar as pessoas. E de elas compartilharem. É gostoso inspirar algo assim! Achei o nome ‘Baby Paginário’ bem singelo, porque o mural ficou pequeno, mas muito simbólico”, conta ele, que é autor também dos livros de ficção “O Explicador” e “O Princípio de Ver Histórias em Todo Lugar”.

Nascido no Rio de Janeiro em 2013 e hoje presente em mais de 10 cidades do Brasil, o Paginário é um projeto de arte com o intuito de montar murais com as páginas dos livros preferidos de quem o faz, inserindo assim a literatura às vistas da população que transita pelas ruas.

Próximo encontro

O grupo Leia Mulheres Arapiraca mensalmente promove encontros para a discussão de determinado título a ser colocado em pauta após a sua devida leitura.

Após Sylvia Plath, Rupi Kaur e Lygia Fagundes Telles, neste mês de março, a vez é da escritora britânica Emily Brontë, a qual escreveu sua única obra-prima “O Morro dos Ventos Uivantes”, em 1847.

A reunião será aberta ao público, tendo ele lido o livro ou não, e acontecerá no auditório da Casa da Cultura, no Centro, no próximo dia 24 a partir das 15h.

WhatsApp Image 2018-03-08 at 220826

Laura e Caroline nos bastidores do “Baby Paginário” com edição especial de mulheres escritoras