14 de março de 2018

Arapiraca participa de workshop promovido pelo Ministério da Saúde em MG

workshop MG (2)

Arapiraca é uma das 60 cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério da Saúde (MS) para participar de workshop “Qualidade da informação sobre causas de morte: avaliação de código garbage”. O evento, que é promovido pelo próprio MS, está acontecendo na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no período de 12 a 16 de março.

O workshop propõe a  implementação do projeto de melhoria da qualidade do diagnóstico de causas de morte nas 60 cidades selecionadas pelo MS. “O foco do trabalho se baseia na importância de qualificar os dados sobre mortalidade, sobretudo a abordagem de uma informação de qualidade para a efetivação das políticas públicas de saúde”, explicou a assistente social Ana Lúcia Alves Lima, coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica de Arapiraca.

Sobre a participação do município no evento, a coordenadora afirmou que assim se constrói um programa para a melhoria contínua da situação de saúde de uma população. A partir dele, o objetivo é trabalhar no planejamento de ações a serem desenvolvidas no município.

“Há que se realizar e consolidar estudos que articulem os determinantes e condicionantes da saúde-doença com os problemas da população, levando-se em consideração a mortalidade e a morbidade, estrutura dos serviços e seu impacto na resolução dos problemas”, destacou Ana Lúcia.

Código Garbage

O trabalho consiste em realizar a investigação dos óbitos, a partir da análise do banco de dados, contato com os hospitais, acesso aos prontuários, revisão da Declaração de Óbito, recodificação da causa básica e buscar a conscientização e capacitação médica no preenchimento da Declaração de Óbito e a institucionalização da vigilância do óbito por causa garbage.