27 de fevereiro de 2018

Teófilo reativa Conselho Municipal de Segurança Pública

Prefeito convidou conselheiros e parte do seu secretariado para discutir de que maneira o Poder Executivo pode atuar para melhorar o serviço prestado à população

ok

O tema Segurança Pública foi uma das pautas desta terça-feira (27), na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, quando o  prefeito Rogério Teófilo reativou o Conselho Municipal de Segurança Pública de Arapiraca (Comsepa). E convidou conselheiros e parte do seu secretariado para discutir de que maneira o Poder Executivo pode atuar para melhorar o serviço prestado à população.

Na presença do Procurador Geral do Município, Rafael Gomes Alexandre, o prefeito Rogério Teófilo abriu a reunião destacando o  propósito da sua administração  em reativar o Conselho Municipal de Segurança Pública e fortalecer a parceria com as entidades representadas no órgão.

Na sequência, Rogério Teófilo solicitou a  apresentação dos conselheiros, seguida de avaliação sobre o assunto e apresentação de propostas para prevenir e reduzir o índice de criminalidade na cidade. Entre as sugestões expostas, a criação de um Plano de Segurança Municipal. Esse e outros pontos que foram registrados em ata serão temas  das próximas reuniões, que deverão acontecer na primeira semana de cada mês.

Rogério Teófilo ressalta que, neste primeiro momento, o objetivo foi diagnosticar as necessidades e, a partir dele, construir soluções.  “Este é um importante momento, a reativação do Conselho Municipal de Segurança Pública, nessa fase em que estamos vivenciando uma crise no segmento em nosso país. O encontro firma uma parceria entre a Prefeitura, as entidades civis, Câmara de Vereadores e as Polícias Militar e Civil, na construção de um Plano de Segurança Municipal”, destacou Rogério Teófilo.

ok2

Comsepa

Entre as competências do Conselho Municipal de Segurança Pública de Arapiraca,  aprovado pela  Lei Nº 2.1986/2001,  estão: definir  as prioridades locais da política pública de segurança pública e  opinar sobre as diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública.

Conselheiros

São membros do Comsepa: o chefe do Executivo Municipal; Comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar; Delegado Regional; Diretor do 2º Centro Operacional do Ministério Público; Procurador Geral do Município; Presidente da Subseccional da OAB de Arapiraca; Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Presidente da Confederação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar); Presidente do Conselho Tutelar; Presidente da Associação Comercial de Alagoas;  Presidente da Câmara Municipal de Arapiraca; Presidente do Centro de Desenvolvimento de Empresário, Administradores e Líderes (CDAL); Representante do Fórum de Desenvolvimento  Integrado e Sustentável (FDLIS); Defensor Público em Arapiraca e Presidente da Associação Empresarial e Industrial de Arapiraca (ADEDIA).