7 de fevereiro de 2018

Prefeitura vai cobrar da Casal fechamento de buracos na Canafístula, em Arapiraca

3

O número de buracos deixados pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) nas ruas do bairro Canafístula, em Arapiraca, estão causando transtornos aos moradores e aumentando cada vez mais. No entanto, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras, Daniel Oliveira, afirmou que vai cobrar da Casal o fechamento dos buracos e os órgãos vão resolver o problema gradativamente.

Um levantamento feito pela Prefeitura de Arapiraca, por meio do engenheiro civil Yuri Fontan Sampaio, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras (Seduo), na terça-feira (6), contabilizou 19 buracos em diversas situações em várias ruas do bairro Canafístula, oriundos de serviços da Casal e que não foram fechados depois de abertos para reparos da empresa e, também, por meio de serviços terceirizados.

Empresa buracos

O relatório contém 19 fotos que mostram os buracos principalmente na Rua Antônio Feliciano, uma das principais do bairro Canafístula. O registro fotográfico revela também que os moradores convivem com o mesmo problema nas ruas James Magalhães, Professora Maria Ana Galindo, Vandilva Lima, Suzano Barbosa, Antônio Muniz, entre outras.

Yuri Sampaio ressaltou que o problema se agrava porque a Casal e a empresa terceirizada não agilizam o conserto do serviço e com o tempo o buraco vai prejudicando a pavimentação da rua. O levantamento está disponível aqui.

“À medida que a Casal abre o asfalto para reparar um vazamento de água e não fecha de imediato, a situação vai piorando e o buraco vai se tornando cada vez mais crítico”, afirmou o engenheiro civil Yuri Sampaio.

Ponto crítico e parceria

2

Um dos pontos mais críticos que prejudicam os moradores e até mesmo o tráfego de veículos, apontados pelo levantamento fotográfico, ficam na Rua Antônio Feliciano, nas proximidades do número 960.

No local há cinco buracos em um mesmo trecho da via. Para evitar acidentes os moradores já colocaram nos buracos pneus, placas de sinalização e caixas de madeira.

reunio1-1024x682

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras (Seduo), Daniel Oliveira, a Prefeitura de Arapiraca já tem um termo de parceria firmado com a Casal, em fevereiro de 2017, com a presença do gerente da Unidade de Negócios da Casal, Tácito Marques, que a empresa alagoana se compromete em fechar os buracos abertos pela mesma. Veja matéria aqui.

“Essa situação do bairro Canafístula não pode continuar dessa forma. Vamos voltar a sentar com os representantes da Casal para solucionarmos o problema de forma gradativa e parcialmente entre as partes para proporcionarmos melhor qualidade de vida para os moradores de lá”, afirmou Daniel Oliveira.