24 de janeiro de 2018

UBS Baixão promove “Dia da Mancha” na programação do Janeiro Roxo

A realização das atividades fazem parte da semana de combate à hanseníase, promovida pelo município.

IMG_9516

A Unidade Básica de Saúde Marinete Francisca Nunes, localizada no bairro Baixão, elaborou uma programação especial  para a comunidade, nesta quarta-feira (24), intitulado de “Dia da Mancha”, com a realização de atividades que fazem parte da semana de combate à hanseníase, promovida pela prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo das ações é  alertar a população sobre os sinais e sintomas  da doença e incentivar  a procura pelos serviços de saúde para o diagnóstico  precoce, agilizando o tratamento e, consequentemente a cura da hanseníase. O “Dia da Mancha” faz parte de um programa piloto implantado na UBS.

IMG_9503

De acordo com Maria Salésia, coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, o Baixão é o bairro que apresenta o maior número de casos da doença. Observando uma série histórica de 10 anos, entre 2006 e 2016, foram registrados 29 casos. Os dados de 2017 somente serão fechados este ano, por isso não entra no relatório. “O índice do bairro fez com que a UBS fosse escolhida para a implantação de um  projeto piloto de autocuidado, que iniciou com a capacitação da equipe e segue com a etapa de contato com os pacientes, que é a finalidade”, explicou.

Para atender a proposta da campanha, a gerência da UBS inseriu na programação  do “Dia da Mancha”: busca ativa de casos no bairro, avaliações clínicas, palestras educativas, cinema (Cine Manchão), apresentação teatral; coleta sanguínea  de pacientes diagnosticados com a doença, com fins para análises genéticas que serão utilizados em pesquisa realizada pela Ufal, em parceria com o município; orientações e avaliações clínicas com profissionais da unidade e equipe da coordenação de hanseníase, que funciona no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).

IMG_9576

As atividades foram distribuídas dentro da unidade de saúde, que foi completamente decorada com laços e balões roxos, em alusão à campanha, e direcionadas aos usuários do local e grupo de estudantes da Escola de Ensino Fundamental Professor Jayme de Altavilla. “A intenção foi de chamar a atenção das pessoas que chegam à unidade para a discussão do tema hanseníase. E o convite à escola, por acreditar que as crianças e professores são importantes multiplicadores de informação”, destacou Tâmara Ìris, gerente da UBS.