25 de janeiro de 2018

Projeto Calculando estimula o aprendizado pela Matemática 

Calculando 2

Despertar nos alunos o gosto pela matemática não é tarefa fácil. Mas segundo os especialistas, a melhor forma de chamar a atenção da garotada é utilizar jogos e brincadeiras. A   Escola de Ensino Fundamental Germino Pedro dos Santos, localizada no Cangandu, zona rural de Arapiraca, seguiu essa estratégia de aprendizado e está colhendo bons frutos.

Há quatro anos a escola desenvolve o projeto Calculando que de forma lúdica e dinâmica envolve toda a comunidade escolar. Professores de matemática e outras disciplinas utilizam a interdisciplinaridade para atrair alunos do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Brincadeiras como torta na cara, geometria com elástico, desfile de roupas com formas geométricas, dentre outras atividades envolvendo a matemática, fazem parte da programação do evento. Para recompensar os alunos pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo do projeto a escola consegue premiações como computadores, tabletes, viagens e outros brindes.

A equipe de gestores e a coordenadora pedagógica, Luciana Conceição Nunes, afirmaram que após a execução do projeto a escola tem se destacado muito nos âmbitos municipal, estadual e federal. “ A recompensa tem sido maravilhosa com estudantes aprovados no Instituto Federal de Alagoas; alunos conquistando medalhas em olimpíadas estaduais e nacionais de Matemática e professores premiados”, revelou.

Também integram a equipe pedagógica do projeto Calculando: o diretor José Carlos Bastos; a vice-diretora Sidelma Casé dos Santos, e os professores de matemática: Claudio Rodrigues, Keysson Barbosa, Silvio Fabiano e José Valdisbel.