4 de janeiro de 2018

Município regulariza assistência a pacientes diabéticos com 100% de cobertura

A regularização da assistência ambulatorial inclui os medicamentos, tiras testes, glicosímetros e curativos especiais

IMG_7873

Os pacientes diabéticos, assistidos pelo Sistema Único de Saúde em Arapiraca, começam o ano com boas notícias: a regularização da assistência ambulatorial, que inclui os medicamentos, as tiras testes e os glicosímetros. Além disso, passam a ter acesso a curativos especiais, nunca ofertado pelo município, e que serão capazes de agilizar o processo de cura das lesões.

Esses medicamentos e produtos estão entre os que chegaram, na última sexta-feira (29), na Central de Abastecimento Farmacêutico Municipal (CAF), e que começaram a ser entregues nas Unidades Básicas de Saúde e Centro de Referência, já nesta primeira semana do ano, após processo de conferência e organização do material. A secretária Municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, explica que o calendário de abastecimento das unidades de saúde será cumprido até o 10º dia útil deste mês.

IMG_7874

Joana D’Aarc, enfermeira e coordenadora da rede de atenção às pessoas com doenças crônicas, destaca os benefícios para a população diabética de Arapiraca, que passa a contar com curativos especiais de alta tecnologia, que não são obrigatórios na cobertura pelo SUS, mas que o município oferta, a partir de agora. E são destinados para os pacientes do ambulatório de feridas, localizado no CRIA. Entre os curativos estão o hidrocolóide e Alginato de cálcio e sódio.

A média de atendimentos diários no ambulatório é de 25 pacientes, com tratamento realizado com curativos convencionais. Já com esses novos, poderemos ampliar o número, pois a rotatividade dos pacientes passa a ser melhor, já que eles acabam se curando mais rápido da suas lesões. Agora, Arapiraca regulariza assistência a pacientes diabéticos com 100% de cobertura”, afirmou Joana D’Arc.