19 de janeiro de 2018

Consultores da FGV apresentam plano de ação para diretores de escolas e creches

Monica

Os consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentaram aos diretores de escolas e creches da rede municipal de ensino de Arapiraca o plano de assessoria em gestão que será desenvolvido durante o ano de 2018.  O encontro, que reuniu mais de cem profissionais em educação, foi realizado nesta quinta (18), no auditório do Planetário e Casa de Ciência Professor Jadson Carlos Amorim.

O coordenador adjunto da equipe da FGV, Romeu Caputo, iniciou a apresentação do plano de ação que é composto por cinco módulos. O plano tem como referência ações exitosas que foram desenvolvidas nas principais redes de ensino do Nordeste.

Uma dessas experiências desenvolvidas no estado do Ceará é o acompanhamento individualizado do estudante que visa  fortalecer o aprendizado e o vínculo com coordenadores, diretores e professores. “Com a equipe técnica de Arapiraca vamos discutir a construção de métodos coletivos de acompanhamento e espaços de debate que ajudem no desenvolvimento do aprendizado dos estudantes deste município”, relatou o consultor.

Monica 8

O coordenador geral da equipe da FGV, o ex-ministro da Educação José Henrique Paim, fez uma explanação sobre os dados de analfabetismo no Brasil e em Alagoas. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD) de 2016, a taxa de analfabetismo no Brasil de jovens acima de 15 anos é de 7,2% . Em Alagoas, esse número quase triplica   chegando a alcançar  19,4%. Segundo Paim o desafio  ainda é muito grande,  é necessário um esforço de todos para que crianças e jovens estejam motivados a permanecerem nas unidades de ensino até o término da vida escolar.

O prefeito Rogério Teófilo, que estava ao lado da secretária municipal de Educação, Mônica Leônia Pessoa, afirmou que a experiência dos consultores da FGV será um grande avanço para o sistema educacional do município. Além disso, a expertise adquirida durante o período que  José Henrique Paim esteve no Ministério da Educação será um diferencial para buscar, dentro do que a legislação permitir , oportunidades de recuperação de recursos para a rede municipal de Arapiraca.

Também participaram do evento, os consultores da FGV, Nelson Naibert e Marcelle Macêdo; o coordenador de monitoramento de resultados da Prefeitura de Arapiraca, Glifson Magalhães; a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Michele Araújo; e representando todos os diretores de escola e creches de Arapiraca, a diretora Vera Salgueiro.