11 de janeiro de 2018

Banco de Leite Humano conquista certificação “A” da Fiocruz

banco de leite

O Banco de Leite Humano Ivete França Lima (BLH) recebe o certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano”, na categoria “A”, conferido pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH), pelo desempenho no ano de 2017.

A certificação reconhece o trabalho que vem sendo realizado no município, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, com a  atuação da equipe do BLH. Entre as atividades avaliadas então a adoção do sistema da rede nacional, onde são informadas as atividades mensais do órgão; ter os equipamentos essenciais para a pasteurização e participar das atualizações realizadas pela rede. Além disso, deve garantir o atendimento contínuo de coleta do leite materno e o atendimento às mulheres com dificuldade de amamentar.

IMG_8418

Sônia Maria Ferreira, bióloga do BLH explica que o programa de credenciamento  da  RBLH é uma ação reguladora  que avalia o funcionamento das unidades dentro dos padrões  já normatizados. “A conquista da certificação “A”  reflete o compromisso da equipe, que participa de programa permanente de capacitação, com o objetivo de garantir a qualidade de todas as etapas do processo, desde o recebimento do leite doado, avaliação, seleção e classificação, pasteurização do produto e sua distribuição”, destacou.

O BLH

O Banco de Leite Humano Ivete França Lima fica localizado na Rua Padre Cícero, S/N, Centro, ao lado do 5º Centro de Saúde. Ele é responsável por coletar leite humano, pasteurizar e disponibilizar o produto para os bebês prematuros internos das unidades de terapia intensiva das maternidades  dos hospitais arapiraquenses,  que não podem ser amamentados por suas mães.