5 de dezembro de 2017

Visitadores do Programa Criança Feliz são capacitados para atender 800 famílias

O programa visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância

IMG_4751

Durante esta semana, no período de 5 a 7, equipe de visitadores do Programa Criança Feliz, que objetiva promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, participa de capacitação, no Centro de Formação de Professores Municipais, localizado no bairro Caititus.

O principal objetivo é ampliar os conhecimentos sobre as diretrizes e estratégias adotadas no programa, visando a qualificação do grupo responsável pelas visitas domiciliares, uma das etapas do Criança Feliz. A importância da preparação pode ser justificada pela abrangência da ação no município.

IMG_4677

De acordo com Gineide Castro, assessora técnica, o Criança Feliz atenderá a cerca de 800 famílias de Arapiraca, que passarão a receber visitas técnicas domiciliares, periódicas,  de profissionais capacitados. Eles serão responsáveis por trabalhar a relação da família, baseada na construção das competências dos adultos, para melhorar o desempenho das crianças.

O Programa

O Criança Feliz foi lançado pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 8.869, de 05 de outubro de 2016,  coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que integra ações nas áreas da saúde, assistência social, cultura, educação e garantia de direitos. Executado pelo município, tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Público

O público alvo do programa são os beneficiários do  Bolsa Família: gestantes e  crianças de até os 3 anos de idade, e  famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesse caso, o atendimento das crianças segue até os 6 anos de idade.

Territórios

Para melhor articular as ações, o programa conta com um  Comitê Gestor Municipal, que mapeou a área de atuação e dividiu em quatro territórios, levando em conta as localidades com maior concentração de crianças com idade correspondente à abrangência do Criança Feliz e, ainda, considerando as que vivem em situação de maior vulnerabilidade social.

Os quatro territórios ficaram assim distribuídos: 1- Planalto; 2- Canafístula, Frei Damião e Riacho Seco; 3- Manoel Teles, Mangabeiras, Caititus e Brasiliana; 4- Olho D´Água dos Cazuzinhas e Brisa do Lago.