19 de dezembro de 2017

SMTT reúne integrantes do PSVM para balanço das ações de trânsito em Arapiraca

9

Os integrantes do Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) se reuniram na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), na manhã desta terça-feira (19), para um balanço das ações de trânsito no município. Além do coordenador da Lei Seca em Alagoas, tenente da PM Emanuel Costa.

O superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza, com a presença dos gerentes dos setores do órgão, apresentou a gestão da pasta a respeito das ações para melhorar o trânsito no município.

“Temos uma demanda muito grande e estamos trabalhando para avançar nossas políticas de ações educativas para melhorar o trânsito em Arapiraca e, cada vez mais, diminuirmos os índices de acidentes de trânsito, em especial os que envolvem motociclistas”, afirmou Jodelmir de Souza, que ressaltou a parceria da SMTT com o Hospital de Emergência do Agreste (HE), o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Salvar Vidas no Trânsito”. Com este objetivo, o coordenador de Segurança do Trânsito do Detran/AL e conselheiro estadual de Trânsito, Antônio Monteiro, apresentou os projetos que foram realizados ao longo deste ano de 2017  que contribuíram para salvar vidas em Alagoas e no interior do estado com ênfase a Arapiraca.

10

“Nosso trabalho à frente do PSVM é dar apoio às SMTT’s e fazer um trabalho voltado para a redução de acidentes de trânsito com motociclistas, o que temos conseguido com a participação de todos os parceiros do programa”, frisou Antônio Monteiro.

Ele informou que, recentemente, ao fazer parte do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) também passou a fazer parte de um grupo de trabalho que estuda os convênios com as SMTT’s para fortalecer as ações de trânsito no interior.

Ações integradas

A analista do Detran/AL., Edira Soares, agradeceu o apoio de todos os parceiros na realização do PSVM em 2017 em Arapiraca e apresentado ao prefeito Rogério Teófilo em 23 de fevereiro e que participou da última de ações na cidade.

Edira Soares destacou as ações integradas entre os parceiros par a redução de acidentes de trânsito com motociclistas, objetivo principal do PSVM. Como os fatores de risco: álcool, velocidade, infraestrutura. E os condutores de risco: menores que conduzem motocicletas, inabilitados (pessoas que não possuem Carteira Nacional de Habilitação – CNH), entre outros exemplos.

4

Segundo a analista do Detran/AL, dentro do mapa de ações este ano, o PSVM juntamente com a equipe de Educação para o Trânsito do Detran (Edutran), a Gerência de Educação para o Trânsito da SMTT (GET) e a Secretaria Municipal de Saúde com o programa Promoção à Saúde, contribuíram para a realização de palestras em 15 escolas da rede estadual, atingindo 2.873 alunos, com o apoio da 5ª Gerência Estadual de Educação (5ª GERE).

“No total tivemos a participação de mais de oito mil alunos e vamos expandir as ações para as escolas municipais e privadas, que também estão dentro do cronograma do programa e todos os palestrantes vão receber um certificado pela adesão ao trabalho, mencionando a rastegue: #MinhaEscolhaFazaDiferença”, disse.

“Vamos fortalecer as ações do PSVM na zona rural de Arapiraca, nas escolas, nas empresas com campanhas educativas e ações de ruas”, concluiu Edira Soares.