19 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: SMTT de Arapiraca adota gestão administrativa e reduz acidentes com motociclistas

Jodelmir1

Implantar uma nova gestão administrativa à frente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) é o desafio do superintendente do órgão, Jodelmir Pereira de Souza, convidado pelo prefeito Rogério Teófilo desde o período de transição entre governos municipais.

Com participação em campanhas educativas de trânsito em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), a SMTT contribuiu para diminuir os acidentes envolvendo motociclistas, por meio do Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM).

Essas e outras ações que interferem diretamente na melhoria do trânsito de Arapiraca serão explicadas pelo superintendente da SMTT na entrevista abaixo:

Entrevista

1 – A atual gestão está prestes a concluir o seu primeiro ano. Faça um comparativo entre a situação encontrada em sua pasta e a situação atual.

– Em meados de novembro do ano passado eu fui convidado pelo prefeito eleito Rogério Teófilo a integrar a equipe de transição. No final de dezembro concluído os trabalhos, ele me convidou para integrar sua equipe de secretariado na pasta da SMTT, o que foi um grande desafio para mim. Fazendo uma comparação, a maior dificuldade é exatamente adaptar as novas exigências pontuadas pelo prefeito na implantação de ferramentas modernas de gestão, trazer maior transparência possivel no serviço público e exigir a legalidade em todos os seus princípios. Esses foram, sem dúvidas, as maiores questões encontradas na situação atual na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito.

2 – Além desses, quais foram os maiores desafios encontrados na SMTT?

– Os maiores desafios que nós encontramos forma os rotineiros que envolvem transportes, trânsito e educação foi implantar e elaborar o Regimento Interno (RI), onde traz no seu bojo todas as atribuições funcionais de seus integrantes da Superintendência, peça que não existia até então. Outro grande desafio foi a elaboração do Planejamento Estratégico (PE), para antever os próximo caminhos nos próximos cinco anos da SMTT. Outro desafio é a reestruturação da SMTT. Fazer uma adaptação estrutural, criando novos cargos que estejam perfilados com o conceito moderno de gestão da nova superintendência.

3 – Cite as principais ações realizadas e projetos implementados ao longo deste ano de 2017.

– Participamos de todas as campanhas nacionais, estaduais e municipais previstas e planejadas para executar este ano. A exemplo da Semana Nacional do Trânsito aqui em Arapiraca, bem como a recente campanha de redução em mortalidade em acidentes de trânsito na cidade. Damos apoio e participamos intensamente de dois projetos ombreados pelo Governo Estadual: O PSVM (Programa de Segurança Viária para Motociclistas) e o PVT (Programa Vida no Trânsito). Projetos educacionais que visam a reduçaõ de trânsito. O PSVM já atingiu mais de sete mil pessoas. Nós também estamos desencadeando a Operação Duas Rodas, que está em andamento nesses últimos quatro meses e já possibilitou na apreensão de mais de 600 veículos irregulares em Arapiraca. Nós trouxemos e abraçamos a Lei Seca. Tudo isso possibilitou que os dados estatísticos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) apontassem uma redução, até a presente data e comparando com o ano de 2016, uma redução de quase 20% com acidentes com motociclistas em Arapiraca. Uma experiência exitosa e nós temos que aplaudir esse número apontado pelo Samu.

4 – Planejamento para 2018, incluindo projetos consolidados em 2017 e que terão continuidade em 2018.

– Nós teremos a ampliação da nossa frota de fiscalização, veículos e motocicletas, com início nos primeiros meses de 2018. Vamos substituir nosso sistema de comunicação da tecnologia analógica para a digital. Também vamos trocar os uniformes dos agentes, atendendo uma determinação federal de padronização dos uniformes de todos os agentes de trânsito do Brasil. Implantar um projeto de videomonitoramente e inserir em Arapiraca mecanismos modernos de tecnologia para monitorar o trânsito e o transporte de Arapiraca. Daremos os primeiros passos no Projeto Integração, que vai revolucionar o transporte coletivo de Arapiraca, ofertando à população uma proposta mais moderna e eficaz. Em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras (Seduo) elaborar o binário Tancredo Neves e Governador Costa Cavalcante, permitindo um novo acesso da AL-220 ao Centro da cidade. Vamos também permitir acesso da AL-110 ao Centro da cidade pela Rua Nossa Senhora da Salete, como também modernizar e integrar a AL-110 aos acessos urbanos à parte duplicada desta rodovia. Vamos realizar uma intercessão na AL-220, juntamente com o DER, na altura da Massaranduba e disciplinar o estacionamento no Centro da cidade, atendendo ao projeto municipal do “shopping à céu aberto”, padronizando e criando bolsões de estacionamento para automóveis e motocicletas, melhorando o trânsito nesse novo centro arapiraquense. Por último, imaginamos dar continuidade ao Fórum das SMTT’s de Alagoas, onde reunimos todos os superintendentes aqui em Arapiraca. A ideia é dar continuidade a essas reuniões para que possamos trocar experiências e facilitarmos a condução do transporte e do trânsito alagoano. Outra ideia é criar uma zona limite, com horários preestabelecidos, aos veículos de transporte de carga e descarga no Centro da cidade. Disciplinar esses veículos na circulação em Arapiraca.