20 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: Regularidade previdenciária foi um dos maiores desafios do Imprev

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Dando continuidade a sequência de entrevistas resumindo o trabalho realizado pelas diversas pastas da municipalidade, desta vez o entrevistado foi com o presidente do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores Públicos de Arapiraca (Imprev), Bergson Brito Leite.

 

ENTREVISTA

1 – A atual gestão está prestes a concluir o seu primeiro ano. Faça um comparativo entre a situação encontrada em sua pasta e a situação atual.

A situação encontrada no Imprev Arapiraca estava teoricamente organizada, mas um dos nossos primeiros passos foi aprimorar o cadastro de servidores e pensionistas. Também elaboramos o cálculo atuarial, antecipando essa elaboração que não existia; a manutenção do certificado de regularidade previdenciária – CRP, foi conseguido eletronicamente e alguns convênios firmados com a Caixa Econômica Federal para a elaboração de pagamento de servidores do auxílio doença e salário maternidade. No mais encontramos a situação não muito regular e atingimos algumas metas.

2 – Na sua opinião, quais foram os maiores desafios encontrados?

Nossos maiores desafios encontrados no Imprev foram a manutenção da regularidade previdenciária e o nosso CRP. Tivemos grandes dificuldades, mas hoje estamos com os 34 itens atualizados; estamos dando maior ênfase na compensação previdenciária; e o cadastro dos servidores, aqueles que falecem e temos que saber e buscar as informações para não haver pagamento ilegal.

 

3 – De uma forma resumida, cite as principais ações realizadas e projetos implementados ao longo de 2017

A atualização cadastral dos servidores aposentados e pensionistas; a articulação junto aos cemitérios locais e sites oficiais para o monitoramento de falecidos; participação de servidores e conselheiros em cursos de atualização em investimentos no mercado financeiro; digitalização e envio dos processos para fins de compensação previdenciária junto ao regime geral da previdência através do INSS; elaboração da avaliação e Cálculo atuarial; manutenção do Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP; monitoramento do repasses constantes na Lei Municipal nº 2.213 de 26 de dezembro de 2011; Reversão de créditos junto a Caixa Econômica Federal, valores depositados em contas de servidores identificados como falecidos; encaminhamento da proposta da Política de Investimentos do Imprev para o exercício de 2018 ai comute de investimentos; elaboração de convênio junto a Caixa Econômica Federal para pagamento de servidores em auxilio doença e salario maternidade; e a elaboração de convênio para pagamento de fornecedores pelo sistema Esafira, estes são as conquistas que em 2017 o Imprev obteve.

 

4 – Qual o planejamento para 2018, incluindo os projetos consolidados?

Nosso planejamento para 2018 inclui, principalmente: a renovação do nosso certificado, porque sem a renovação nós não poderemos receber recursos federais, que é o nosso objetivo. A cada seis meses há esta renovação, e friso, renovar eletronicamente; realizar a implantação do portal da transparência; promover o aprimoramento do controle social; promover a reforma da Legislação Previdenciária, é uma das mais importantes e estamos vendo este embate em rede nacional e temos que ter este embate no município; realizar a implantação da perícia medica; melhorar a gestão cadastral atreves do Censo; complementar as ações para realizar a gestão de óbito; buscar autonomia para gestão e confecção da folha de inativos; implantar padrões processuais para a manutenção do CRP; Promover a gestão compartilhada de dados físicos de inativos e pensionistas; capacitar a equipe e o conselho; melhorar o fluxo logístico entre os demais órgãos da municipalidade; melhorar a infraestrutura de trabalho oara as atividades do Compev; ampliar a capacitação para o fundo de investimento; monitorar e incrementar os indicadores financeiros dos investimento; e a aquisição da sede do Imprev, ações já solicitadas junto ao prefeito e será construída no Centro Administrativo.