22 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: capacitação profissional e integração dos órgãos foram destaques da SMDETur neste ano

O primeiro ano de gestão do governo Rogério Teófilo está chegando ao fim e as atividades realizadas pelo secretariado da Prefeitura de Arapiraca durante o correr de 2017 estão sendo revistas através da série de entrevistas realizadas com os gestores de cada pasta, apresentando o comparativo entre a situação encontrada e o desenvolver das atividades realizadas durante todos estes meses, principais desafios encontrados, ações realizadas e planos para 2018.

Nesta edição, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETur), Ricardo Barreto, foi o entrevistado da vez e explanou um pouco do que foi feito durante todo este ano sob a sua coordenação.

Lucas FerreiraBarreto 2

Foto: Lucas Ferreira

Confira abaixo as principais respostas:

1 – A atual gestão está prestes a concluir o seu primeiro ano. Faça um comparativo entre a situação encontrada em sua pasta e a situação atual?

Foi um ano de arrumação, onde formamos uma nova equipe e fizemos uma grande reformulação. Contratamos com base na parte técnica e pegamos a Casa do Empreendedor sem integração com o SINE, então fizemos a união entre a Casa do Trabalhador, Empreendedor e o Centro de Capacitação. Renovamos os convênio com o CDL, Governo do Estado e Ministério do Turismo, e com isso reativamos as capacitações.

Outra coisa importante que fizemos foi a comunicação entre quem emprega e quem precisa do emprego, então fizemos essa sinergia com os empresários e eles não tinham a visão do banco de dados que nós tínhamos, e através dessa comunicação foi encaminhado mais de 7,5 mil empregos.

Formamos vários jovens empreendedores, dos quais, os mais capacitados conseguiram empréstimos através de um convênio que temos com a Desenvolve, mais de R$140 mil.

Fomos a cidade de Alagoas que mais inscreveu alunos nos cursos profissionalizantes do (Pronatec). Fizemos um convênio com o Ministério do Trabalho e lançamos o projeto Mulheres Mil, voltado às mulheres de baixa renda do residencial Brisa do Lago e do Olho d’Água dos Cazuzinhas. Elas receberão uma capacitação durante o período de seis meses. Não será apenas uma capacitação profissional, também será para a qualidade de vida e autoestima.

Nós tínhamos uma despesa alta com dois locais e um quadro de funcionários grande, e conseguimos diminuir esse gasto em 70%. Nós estamos atendendo mais com 70% a menos de custo, além de atender melhor, pois estamos atendendo em um só local. Isso foi muito importante, pois a economia na situação atual dos municípios e do país você fazer mais com menos foi um grande desafio da gente.

2 – Quais foram os maiores desafios encontrados?

Nós pegamos uma prefeitura que não tinha informação e precisávamos muito de informação. Por ser uma gestão nova, com pouco recurso e muitos débitos, tivemos que fazer muito com pouco, então, o grande desafio da gente foi pegar informações anteriores e arrumar a casa para poder botar para andar. Tanto é que no começo nós chegamos a quase parar o Sine, porque não tínhamos recurso e pessoas para colocar para rodar, e hoje a gente roda o Sine com dez pessoas fazendo o atendimento que trinta pessoas faziam antes, e fazendo mais.

Outro desafio que temos é fazer o levantamento de todas as áreas do Distrito Industrial e do Polo Moveleiro para podermos fazer uma nova lei de Incentivo Fiscal – lei já pronta -, levar para a aprovação na Câmara de Vereadores agora no início do ano para termos incentivo e mostrar aos empresários que a gente tem de bom para poder gerar emprego e renda em Arapiraca.

3 – Cite as principais ações realizadas e projetos implementados ao longo deste ano

Integramos as Casas do Trabalhador, Empreendedor, o CCPar e o Sine; trouxemos a FeSuper para Arapiraca, que há 16 anos era realizada em Maceió. O sucesso foi tão grande que a organização fará a feira mais uma vez aqui. Também organizamos a secretaria e organizamos a equipe; firmamos convênios com os governos do Estado e Federal; erradicamos a política do interesse e colocamos o povo em primeiro lugar;

4 – Planejamento para 2018, incluindo projetos consolidados?

  • Viabilizar os recursos para o Centro de Convenções, Centro Novo e Parque de Exposições;
  • Fazer eventos em Arapiraca (São João, Natal, etc..);
  • Manter Arapiraca na Categoria B do turismo nacional;
  • Aumentar a quantidade de eventos no turismo de negócios;
  • Tornar Arapiraca na capital alagoana ou até mesmo nordestina de turismo de negócios;
  • Regularizar o Distrito Industrial e revitalizar o Polo Moveleiro, tornando-o em um local multifabril;
  • Lei de Incentivo Fiscal; e reforma do Mercado Público Municipal, transformando-o em ponto turístico nas proporções dos grandes mercados espalhados por todo o Brasil.