13 de dezembro de 2017

Professores e coordenadores escolares participam de Seminário de Educação Inclusiva

Na XII edição, o Seminário de Educação Inclusiva aborda importantes temas para a transformação do ambiente escolar

IMG_9634

“Transformar o ambiente escolar em um espaço acolhedor para todos”. A frase abre as atividades do XII Seminário de Educação Inclusiva, nesta quarta-feira (13),  no Teatro do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca. O evento, destinado a  professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE)  e coordenadores das escolas municipais, integra as ações desenvolvidas pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), órgão assistido pela Secretaria Municipal de Educação.

IMG_9608

O tema central do seminário “Construindo acesso e eliminando barreiras” norteou a programação da edição deste ano, que tem o objetivo de promover a transformação do ambiente escolar em um espaço acolhedor para todos. “O processo  de aprendizagem deve ser colaborativo, contínuo, valorize e responda às diferenças humanas, proporcionando condições de aprendizagem de maneira eficiente, considerando os eixos pedagógico, cognitivo,  emocional e comportamental”, completou Girl Araújo, diretora do CAEE.

IMG_9652

A secretária de Educação e Esporte, Mônica Leônia Pessoa, participou da cerimônia de abertura do seminário, representando a Administração Municipal, e destacou o olhar especial do prefeito Rogério Teófilo e a vice, Fabiana Pessoa, voltado para o tema da educação inclusiva.

“A inclusão social começa pela educação. Sendo assim, desenvolvemos programas e ações que atendem alunos, pais e profissionais da educação, na busca pela garantia dos  direitos humanos a`pessoas com necessidades especiais das escolas municipais”, destacou a secretária, que ainda elogiou o trabalho humanizado desenvolvido pela equipe multidisciplinar do CAEE, composta por psicólogos,  assistentes sociais, fonoaudiólogos e psicopedagogos clínicos.

IMG_9601

Entre os temas abordados nas palestras: “ Reflexões sobre o trabalho e a organização pedagógica escolar à luz das demandas da inclusão”, ministrada por Lívia Couto, licenciada em pedagogia e mestra em Educação; “ Flexibilização  curricular  para a inclusão efetiva”, com Emília Gama, neuropsicopedagoga e assistente social; e “Habilidade Social – arranjos contingentes que favorecem a variabilidade comportamental”, Josefa Valdenice  Guimarães, psicóloga clínica, especialista em análise do comportamento.