27 de dezembro de 2017

Prefeitura entrega certificados de mais uma turma do “Juventude Empreendedora”

Jovens arapiraquenses inscritos em mais uma turma do projeto “Juventude Empreendedora” receberam os seus certificados, em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (27), no auditória da Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL), no Centro.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Barreto, abriu a solenidade, parabenizando os jovens e a equipe da sua pasta, responsável pela condução do projeto, que é executado pela Administração Municipal, em parceria com o Governo do Estado.

26175600_1789749687759204_1647075_n

Secretário Ricardo Barreto destaca a importância da formação de jovens empreendedores

“Estou feliz com a conclusão de mais uma turma. Durante este ano, a prefeitura de Arapiraca proporcionou a formação de aproximadamente 250 jovens empreendedores. Eu os parabenizo por essa conquista e muitas outras que virão no ano novo”, declarou o secretário.

Para Edneide Márcia Santos, 28, participar do projeto é uma oportunidade de adquirir conhecimento e alimentar o sonho de abrir um negócio. “As aulas nos ajudaram a entender todos os passos para que a gente possa aprender a empreender. Depois das aulas e orientações que recebemos, fica mais fácil sonhar com um negócio próprio”, afirmou.

O PROJETO

O projeto Juventude Empreendedora visa qualificar 5.000 jovens alagoanos, de 18 a 29 anos, que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio, e  que buscam montar o seu próprio negócio. As aulas do curso são ministradas via internet, nos laboratórios de informática das escolas e telecentros participantes do projeto. São 100 horas de formação, distribuídas em cinco módulos: Inclusão Digital para o Empreendedor; Empreendedorismo;  Mundo dos Micro e Pequenos Negócios; Elaborando o Plano de Negócio e  Plano de Negócio.

De acordo com Flora Nunes, superintendente de Desenvolvimento Local, emprego e Renda, os participantes do projeto tem  a oportunidade de elaborar  um plano de negócio e obter crédito para abrir a sua empresa. “Dessa turma, oito jovens já  conquistaram aporte financeiro, que pode chegar a R$ 15 mil. E acredito que outros também poderão conseguir, para que seus projetos sejam iniciados”, afirmou.

26135051_1789751551092351_689553383_n

Flora Nunes entrega certificado a uma das jovens participantes do projeto

Palestra

Na programação do dia, além da entrega dos certificados, realizada pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e sua equipe, os 43 jovens participantes  do programa acompanharam a palestra “Empreendendo Sonhos”, ministrada pelo relações públicas Victor Ferreira.

Dentro do tema, ele destacou a visão da nova perspectiva do empreendedorismo. “A ideia de abordar esse assunto foi a de acrescentar ao conteúdo aprendido no curso, noções de  atividades pontuais, importantes na construção do projeto de um negócio, a exemplo da oportunidade, planejamento, inovação, liderança, atitude e perseverança”, explicou.

Nova Turma

Enquanto uma turma de jovens  recebe o certificado do projeto, uma outra já começa a ser formada. No dia 8 de janeiro será iniciada a terceira edição do “Juventude Empreendedora”. As inscrições já estão abertas e seguem até a data de início. Em Arapiraca, as inscrições poderão ser feitas na Casa da Cultura e Casa Integrada do Trabalho. O candidato deve ter entre 18 e 29 anos e que esteja cursando ou concluído o Ensino Médio.