27 de dezembro de 2017

Prefeitura entrega certificados de mais uma turma do “Juventude Empreendedora”

Na programação, além da entrega dos certificados, os jovens acompanharam a palestra “Empreendendo Sonhos”


Jovens arapiraquenses inscritos em mais uma turma do projeto “Juventude Empreendedora” receberam os seus certificados, em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (27), no auditória da Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL), no Centro.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Barreto, abriu a solenidade, parabenizando os jovens e a equipe da sua pasta, responsável pela condução do projeto, que é executado pela Administração Municipal, em parceria com o Governo do Estado. 

26175600_1789749687759204_1647075_n

Secretário Ricardo Barreto destaca a importância da formação de jovens empreendedores

“Estou feliz com a conclusão de mais uma turma. Durante este ano, a prefeitura de Arapiraca proporcionou a formação de aproximadamente 250 jovens empreendedores. Eu os parabenizo por essa conquista e muitas outras que virão no ano novo”, declarou o secretário.

Para Edneide Márcia Santos, 28, participar do projeto é uma oportunidade de adquirir conhecimento e alimentar o sonho de abrir um negócio. “As aulas nos ajudaram a entender todos os passos para que a gente possa aprender a empreender. Depois das aulas e orientações que recebemos, fica mais fácil sonhar com um negócio próprio”, afirmou.

O PROJETO

O projeto Juventude Empreendedora visa qualificar 5.000 jovens alagoanos, de 18 a 29 anos, que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio, e  que buscam montar o seu próprio negócio. As aulas do curso são ministradas via internet, nos laboratórios de informática das escolas e telecentros participantes do projeto. São 100 horas de formação, distribuídas em cinco módulos: Inclusão Digital para o Empreendedor; Empreendedorismo;  Mundo dos Micro e Pequenos Negócios; Elaborando o Plano de Negócio e  Plano de Negócio.

De acordo com Flora Nunes, superintendente de Desenvolvimento Local, emprego e Renda, os participantes do projeto tem  a oportunidade de elaborar  um plano de negócio e obter crédito para abrir a sua empresa. “Dessa turma, oito jovens já  conquistaram aporte financeiro, que pode chegar a R$ 15 mil. E acredito que outros também poderão conseguir, para que seus projetos sejam iniciados”, afirmou.

26135051_1789751551092351_689553383_n

Flora Nunes entrega certificado a uma das jovens participantes do projeto

Palestra

Na programação do dia, além da entrega dos certificados, realizada pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e sua equipe, os 43 jovens participantes  do programa acompanharam a palestra “Empreendendo Sonhos”, ministrada pelo relações públicas Victor Ferreira.

Dentro do tema, ele destacou a visão da nova perspectiva do empreendedorismo. “A ideia de abordar esse assunto foi a de acrescentar ao conteúdo aprendido no curso, noções de  atividades pontuais, importantes na construção do projeto de um negócio, a exemplo da oportunidade, planejamento, inovação, liderança, atitude e perseverança”, explicou.

Nova Turma

Enquanto uma turma de jovens  recebe o certificado do projeto, uma outra já começa a ser formada. No dia 8 de janeiro será iniciada a terceira edição do “Juventude Empreendedora”. As inscrições já estão abertas e seguem até a data de início. Em Arapiraca, as inscrições poderão ser feitas na Casa da Cultura e Casa Integrada do Trabalho. O candidato deve ter entre 18 e 29 anos e que esteja cursando ou concluído o Ensino Médio.