21 de novembro de 2017

Programa de inseminação artificial bovina aumenta em até 50% a produção leiteira

O objetivo do programa é promover o melhoramento genético do rebanho leiteiro do município

josue e rebanho

Damasceno aumenta a produção de leite em 50%, após  adesão ao Programa de Inseminação

Promover o melhoramento genético do rebanho leiteiro do município é o objetivo do Programa de  Inseminação Artificial em Bovinos, executado pela prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente,  que consegue aumentar em até 50% a produção de leite.

O rebanho bovino de Arapiraca é considerado expressivo, considerando os dados da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). Já este ano,  há registro de 18 mil 580 cabeças. Entretanto, Elyne Morgana Santos, zootecnista da Secretaria Municipal da Agricultura, explica que, apesar do número, o rebanho apresenta baixo potencial genético para a produção de leite.

“Por isso, a necessidade de intensificação da prática  de melhoramento genético, sendo o programa municipal de  inseminação artificial uma importante ferramenta para alcançar resultados  no melhoramento da genética bovina com aptidão leiteira”, afirmou a zootecnista.

vacas

Até o início deste mês, 133 vacas foram inseminadas, com custo zero para produtores rurais

Programa

A ideia do programa é atender, principalmente, os produtores familiares de leite do município. Para isso, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente atua com assistência técnica de uma equipe de profissionais, composta por zootecnistas, técnico agropecuário, inseminador e médico veterinário.

Atualmente o município presta assistência a 19 produtores, mas espera aumentar para 60, até o próximo ano. Para participar do programa, o produtor somente precisa comparecer à Secretaria da Agricultura, no Centro Administrativo, e efetuar o cadastro. As exigências são simples:  ser produtor de leite no município de Arapiraca; ser, preferencialmente, agricultor familiar; e se comprometer e realizar as recomendações técnicas pactuadas e emanadas pelo programa.

Entre as comunidades já inscritas no programa em 2017, Flexeiras, Cangandu, Riacho Seco, Bom Jardim, Campestre, Primavera, Canafístula, Baixa da Onça, Gaspar, Alazão, Lagoa Nova e Barriguda.  “Até a primeira semana deste mês foram inseminadas 133 vacas. E, dentro do programa, 92 bezerros nasceram este ano. Vale destacar que os técnicos municipais acompanham 100% dos nascimentos de bezerros (as), produtos da inseminação, com  despesa zero para os produtores”, enfatizou Elyne Morgana Santos.

josue e elyne

Zootecnista Elyne Morgana realiza visita técnica  em propriedade rural de Flexeiras

Assistência

Josué Damasceno Araujo, pequeno produtor rural da comunidade  Flexeiras, zona rural de Arapiraca, é um dos que comemora o aumento da produção, após a sua adesão ao Programa de Inseminação Artificial. Sorrindo, ele comenta que aumentou entre 40% e 50% a produção de leite do seu pequeno rebanho.

O produtor explica que participa do programa há 10 anos e, atualmente, tem 13 vacas inseminadas. O rebanho produz uma média de 70 litros por dia, que são vendidos nas portas das casas. “A genética melhorada com a inseminação aumentou a produção. E,  ainda, com custo zero. Eu só posso elogiar a assistência que recebo da prefeitura, que superou as minhas expectativas. Com ela, consigo sobreviver do campo”, afirmou Josué Damasceno.