1 de novembro de 2017

Prefeitura realiza ação de combate ao trabalho infantil no cemitério Pio XII

Ambulantes já começam a organizar seus produtos na porta do cemitério, na véspera do dia de finados

IMG_0636

Na véspera do Dia de Finados, a prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias municipais da Assistência Social e  Políticas para a Mulher e a do Desenvolvimento Urbano e Obras, realizou ação educativa de orientação de combate ao trabalho infantil, na área do cemitério Pio XII, no bairro Baixa Grande.

Com o objetivo de conscientizar ambulantes, prestadores de serviço e a comunidade, equipes das duas secretarias conversaram, entregaram panfletos e orientaram sobre a importância de  não contribuir com a exploração do trabalho infantil.

IMG_0575

Joelma Ribeiro, assistente social e  coordenadora Municipal das Ações Estratégicas do Peti, explica que o motivo para a realização da ação foi baseada em observação de que, na véspera e no dia do feriado de finados, muitas pessoas aproveitam para realizar  trabalhos no local, desde a venda de produtos à limpeza de túmulos. E, entre elas, a presença de crianças chama a atenção.

“Estamos cumprindo o papel de orientar e levar informações sobre o tema. Não somente para os ambulantes, mas também para a população. A fim de que não utilizem o trabalho infantil, em observância ao que rege o Estatuto da Criança e Adolescente ”, destacou Joelma Ribeiro.

Ambulantes

De acordo com Lidiane Paes, responsável pela Mediação de Conflitos da Seduo, a secretaria registrou a inscrição de 90 ambulantes, divididos em duas categorias: alimentos e artigos, a exemplo de flores e velas. Cada uma, ocupando espaços de acordo com os produtos comercializados. “O objetivo é organizar o espaço e  facilitar o fluxo de pessoas que frequentam o cemitério durante o feriado ”, explicou. 

IMG_0651

Jailton Silva é um dos ambulantes que recebeu a visita das equipes. Ele e a sua família trabalha no negócio de venda de flores e arranjos naturais há 11 anos. E ocupa o maior espaço desse segmento, em frente ao Cemitério Pio XII, no feriado de finados. Ele explica que, nesse dia, são 20 pessoas atuando, desde a confecção dos arranjos à venda dos produtos, mas todos adultos.

“Assim que abriu o período do recadastramento, eu logo procurei a secretaria. Trabalho nesse segmento há anos, e vejo esse dia como uma excelente oportunidade de uma renda extra para a minha família. E, com um lugar organizado, melhora a visibilidade dos produtos”, afirmou Jailton Silva.