16 de novembro de 2017

Prefeitura promove o Dia D de conscientização e alerta sobre o diabetes

No Dia Mundial do Diabetes, celebrado na terça-feira, dia 14 de novembro, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, montou uma estrutura no Bosque das Arapiracas para realização de exames de glicemia, aferição de pressão, atividade física, palestra de saúde bucal, entre outras ações de conscientização e prevenção do Sistema Único de Saúde (SUS) para combater não só o diabetes, como outras doenças.

diabetes dois

“Mais uma vez estamos aqui para frisar a importância do usuário realizar os exames periodicamente, visto que quase todos as doenças são curáveis, a depender do grau em que ela é descoberta, por isso sempre batemos na tecla da prevenção”, disse a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes. “No caso do diabetes não é diferente, é tratável sim, mas não só com remédios, tem a ver com mudanças de hábitos”, afirmou.

Foto de Samuel Alves

Foto de Samuel Alves

A enfermeira e coordenadora da rede de atenção às pessoas com doenças crônicas, Joana d’Aarc, informou que a quantidade de diabéticos no Brasil é alarmante e o mais preocupante é que a cada ano que passa os pacientes são ainda mais jovens. Ela explicou que apesar do município possuir, hoje, nove mil diabéticos cadastrados nas unidades básicas de saúde, esse número ainda é pequeno perto da população de Arapiraca.

“Muita gente ainda não sabe que tem diabetes e que o município oferece consultas regulares, médicos, enfermeiros, endocrinologistas, ambulatório de feridas para cuidar do pé diabético, enfim, estrutura a gente tem e convidamos a população a se fazer presente e usufruir daquilo que é seu de direito”, pediu a coordenadora.

Joana explicou ainda que a questão genética não é fator decisivo para se ter ou não diabetes, os hábitos alimentares e o estilo de vida diminuem consideravelmente qualquer probabilidade. “O quanto antes se examinar e se cuidar, melhor. As consequências a longo prazo são ainda piores, a exemplo de um ser futuro amputador, cardiopata, ter um AVC ou ainda uma doença renal”, alertou.

Joana e Mysia, respectivamente. Fotos de Samuel Alves.

Joana e Mysia, respectivamente. Fotos de Samuel Alves.

Sobre exercício físico, a profissional de educação física do Programa Nacional de Saúde da Família, Mysia Falcão, afirmou que ser diabético ou um paciente de risco não é desculpa para não se exercitar, muito pelo contrário. “Eu costumo dizer que a atividade física é democrática, todo mundo pode fazer respeitando o seu limite, e quanto mais se exercitar, o que não tem a ver com intensidade, mas com fazer com que a prática esportiva seja rotineira, mais diminui a ingestão de medicação”, garantiu.

“Depois de um tempo se exercitando o diabético pode, facilmente, trocar o uso de remédio pela prática da atividade física, que ‘queima’ a glicose tão quanto a medicação”, completou.

É o caso da Maria Helena da Silva Santos, 57 anos, que passou um ano tomando remédio, o médico a mandou fazer caminhada, a diabetes controlou e ela deixou a medicação de lado. “ Mas a caminhada eu não deixo de jeito nenhum, me ajudou [e ajuda] demais”, afirmou.

WhatsApp Image 2017-11-14 at 17.17.14

Foto de Samuel Alves.