28 de novembro de 2017

Município realiza Dia D em combate a diabetes para usuários de 2 UBS

IMG_8498

Serviços gratuitos foram ofertados à população no local (Foto: Genival Silva)

O açúcar é um dos principais alimentos na mesa do arapiraquense. Ele está ao alcance de todos, seja jovem ou idoso. E é por isso que o controle de sua ingestão deve ser olhado de perto.

Assim, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família 1 (Nasf 1), realizou nesta terça-feira (28) o Dia D para combater a diabetes envolvendo usuários de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS): a da Primavera e do João Paulo II.

A educadora física do Nasf 1, Michelly Brito, que acompanha o grupo desde 2011, foi uma das que estavam à frente da movimentação, a qual teve início às 6h no ginásio da Escola de Tempo Integral Prof. Benildo Barbosa, bairro Primavera.

“Cuidar da saúde é cuidar da alma. Muito mais que tratar o corpo, o nosso intuito é criar bons hábitos para que eles sejam cultivados no dia a dia”, pontua a especialista, enfatizando a necessidade de práticas esportivas no cotidiano e a redução dos açúcares nos nossos pratos e bebidas.

Desse modo, para os presentes no evento, houve palestra sobre prevenção e controle da diabetes com o doutor Johnatan, que atende na UBS Primavera; avaliação de peso, altura, circunferência de cintura e Índice de Massa Corpórea (IMC); verificação de pressão arterial; realização de glicemia capilar; e atividade física, finalizando as ações do dia com todo o gás.