27 de novembro de 2017

CGU entrega resultado de fiscalização realizada em Arapiraca

CGU em Arapiraca

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, acompanhado de todo secretariado municipal, recebeu na manhã desta segunda-feira (27), o relatório de uma ação de controle que teve como objetivo verificar a legalidade, economicidade, eficácia e a gestão dos recursos federais transferidos nos anos de 2015 e 2016. A fiscalização foi realizada entre abril e julho deste ano, por auditores da Controladoria Geral da União.

Quem apresentou os dados foi o superintendente regional da CGU, José William Gomes da Silva, que esteve em Arapiraca numa visita de cooperação sobre sistemas de controle interno municipais. Segundo ele, 100 municípios em todo o país foram sorteados, sendo apenas dois em Alagoas, dentre eles, Arapiraca.

“Trata-se do quarto Ciclo do Programa de Fiscalização dos Entes Federativos que, no caso de Arapiraca, fiscalizou repasses federais nas áreas de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Educação; Drenagem e Pavimentação, totalizando um montante de R$ 26.901.573,52 fiscalizados”, afirma o superintendente.

Segundo ele, tais setores foram selecionados com base em critérios de materialidade, criticidade e relevância. ”Os exames foram realizados em estrita observância às normas de fiscalização aplicáveis ao Serviço Público Federal, tendo sido utilizadas técnicas de inspeção física e registros fotográficos, análise documental, realização de entrevistas e aplicação de questionários”, explica.

O prefeito Rogério Teófilo assegurou, durante a explanação do superintendente, que tomará todas as medidas legais e administrativas cabíveis, com base nos dados da CGU, que também encaminhará o resultado das apurações aos devidos órgãos federais.