28 de novembro de 2017

Arapiraca discute permanência do Fórum sobre cuidados em saúde mental, álcool e outras drogas

IMG_8544

A permanência do Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas em Arapiraca foi discutida na manhã desta terça-feira (28) durante reunião realizada no auditório da Escola de Governo.

A constituição do fórum foi fruto de uma ação promovida pelo comitê gestor de políticas sobre drogas de Arapiraca, juntamente com o Projeto Redes, que atua em Arapiraca desde o ano passado. O projeto é financiado pela Secretaria Nacional sobre Drogas, do Ministério da Justiça e apoiado e executado tecnicamente pela Fundação Osvaldo Cruz, a Fiocruz.

Ao “desembarcar” em Arapiraca foi vista a necessidade de se criar um espaço onde gestores, trabalhadores e usuários do sistema público de Arapiraca pudesse se encontrar pra trabalhar e discutir temas para a sua atuação no território.

E assim nasceu o Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, onde foram implementadas discussões mensais, onde usuários, trabalhadores e gestores têm a oportunidade de discutir os problemas da rede em relação a temática de álcool e outras drogas, ajudando na sua atuação e qualificação da rede.

Hoje o Projeto Redes encerra suas atividades em todo o Brasil. Arapiraca deu um passo muito importante com a instituição permanente desse fórum e o grande desafio é sustentá-lo”, frisou a interlocutora do Projeto Redes/Fiocruz, Marcela Lucena.

Durante a reunião ainda foram discutidos os planejamentos para 2018, periodicidade das reuniões e formação de uma comissão que ficará responsável pela continuidade do projeto em Arapiraca.