23 de outubro de 2017

Usuários do SUS se reúnem para discutir Plano Municipal de Saúde

Cerca de 300 pessoas, entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e servidores da Secretaria de Saúde de Arapiraca, prestigiaram a abertura da plenária final de construção coletiva do Plano Municipal de Saúde 2018-2021 da capital do Agreste.

O Plano, que começou a ser discutido no mês de agosto em 45 comunidades, apresenta as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, contemplando as ações prioritárias definidas e deliberadas pela sociedade civil organizada.

(Foto: Lucas Ferreira)

(Foto: Lucas Ferreira)

“Eu sempre sonhei uma nova gestão para Arapiraca e viver um momento democrático como esse me deixa realizado”, afirmou o prefeito Rogério Teófilo. “Agradeço a todos que contribuíram para este processo. Com uma comunidade participativa e uma equipe competente o resultado não poderia ser outro”, reconheceu.

WhatsApp Image 2017-10-23 at 18.18.51

(Foto: Lucas Ferreira)

Todos os segmentos representativos da saúde foram convocados para participarem da plenária, que acontece até às17h desta terça-feira (24), e contribuírem efetivamente na definição das prioridades da gestão em saúde em prol da melhoria da qualidade e do acesso dos usuários do SUS.

A secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, explicou que a discussão, nesta terça, será dividida em três grupos: Atenção a Saúde, Vigilância em Saúde e Gestão de Trabalho. Durante os trabalhos serão propostas ações prioritárias no âmbito municipal para garantir a saúde enquanto direito de todos e dever do Estado, bem como a consolidação do SUS em Arapiraca.

(Foto: Lucas Ferreira)

(Foto: Lucas Ferreira)

“Fomos ousados a partir do momento que realizamos oficinas nas unidades básicas e especializadas, mas construir o plano ao lado da população não fica a critério da gestora ou do prefeito, é obrigação imposta pelo SUS e reflexo de uma gestão transparente, como a nossa”, comemorou Aurélia. “O plano deve ser considerado como um livro de bolso da secretaria municipal de Saúde”, concluiu.

O deputado estadual Rodrigo Cunha esteve presente no evento, bem como vereadores de Arapiraca e a prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, e afirmou que a população não aceita mais decisões de cima para baixo. “Política moderna é isso, ouvir as pessoas e colocá-las no poder. A prefeitura de Arapiraca está caminhando no trilho certo”, parabenizou.

(Foto: Lucas Ferreira)

(Foto: Lucas Ferreira)